O Sertão está se transformando em um berço das letras, a cada dia descobrimos novos talentos literários que nos mostra o modo de como se dá o conhecimento que se instiga a curiosidade humana.
O município de Canindé de São Francisco está vivendo uma revolução literária. Isso nos mostra que neste pequeno solo sertanejo desabrocham grandes poetas, cronistas e mentores de histórias fantásticas.
No próximo dia 25 de julho irá acontecer o II Encontro de Escritores Canindeenses e Convidados, um evento que se iniciou no ano de 2014 e tem como principal objetivo trazer ao público textos muitas vezes engavetados por jovens e adultos que até agora não tiveram a oportunidade de mostrá-los ao mundo.
A partir das 08h00min no coreto da praça Ananias Fernandes dos Santos, irá reunir-se mais de 60 (sessenta) escritores para através de palestras e debates trazerem, para os jovens sonhadores, uma troca de experiências, onde na oportunidade irá ser lançando um livro (Seleta) patrocinado por Infographics, com pensamentos, reflexões, crônicas e contos, escritos pelas mãos de muitos jovens que até então estavam com seus textos engavetados, e enriquecida com a participação de escritores já consagrados.
E com isso, posso dar-lhe uma explicação do porquê de estar aqui, incomodando-o, leitor desprevenido. É a necessidade de nos expressar, é que temos mania de escrever. O desejo de mostrar nossos pensamentos foi o que nos levou a trazer, por este encontro, a união das nossas escritas. São essas coisas que se pegam na nossa mente e que temos o prazer de dividir.
Isso nos mostra que o Sertão tem potencial literário, e com os Encontros de Escritores podemos descobrir muito mais.
Quem diria que o Sertão fosse um berço das letras!
E posso fazer essa afirmação: Canindé de São Francisco foi o município pioneiro em realização dos encontros municipais de escritores, e este momento é, sem sombra de dúvida, um marco na literatura sergipana que vem alçando altos voos, a cada dia.
Meu sonho, contudo, é atingir, aos poucos, todos aqueles que leem e produzem textos literários, propondo-lhes uma conversa amiga e amena. Portanto, continuo impávido na minha felicidade energizada no papel, buscando os produtores literários para o espetáculo poder continuar.
Assim, arrisco-me, pela ousadia de buscar incansavelmente os ouros literários existentes em nosso Sertão, onde, no mais das vezes, uso até de indagações que incomodam, mas tenho a certeza de que atingi, pelo menos, um objetivo: tirar do anonimato esses nomes da literatura, para que, com suas escritas, possam revolucionar o rio de letras que existe em Canindé, e que, através deste encontro, possam futuramente ser reconhecidos como mestres das letras.
“O que seria dos livros sem os leitores?”
Tinho Santana - Idealizador do Encontro de Escritores Canindeenses, membro da Academia Literária do Amplo Sertão Sergipano (ALAS) e da Academia Canindeense de Letras e Artes (ACLAS).
Escritores Participantes:
AGAMENON ALVES
ANDRÉ LUÍS
ANNETH FEITOSA
ANTENOR AGUIAR
ARMANDO SOUZA
CARLA SILVEIRA
CARLOS ALEXANDRE
CARLUZ LIMA
CLEONICE SCHLIECK
CRIS SOUZA
DAMIÃO FEITOSA
DOMINGOS PASCOAL
DONA SOCORRO
EDÉZIO RODRIGUES DA PAIXÃO
EDIVAN SANTTOS
EDJENALDO FERREIRA
EDUARDO MELLO
EGICYANE LISBOA
ELIONORA DE ALBUQUERQUE
FABIO SS
FELIPE FERREIRA – Delmiro Gouveia - http://maisnoticias.net.br/index.php/delmiro-news/item/1048-a-mancha-do-sao-francisco
GEYVSON CARDOSO VARJÃO
GIL SILVA
IVONE BEZERRA
JEFFERSON MATHEUS
JORGINHO MOUREIRA
JOSIELMA BEZERRA
KELBER RODRIGUES
LEUNIRA BATISTA
LIMA T. ALIEDSON
LIZANDRA MOTA
LUCAS LAMONIER
MÁRCIO EDUARDO
MARCOS ANTÔNIO DE LIMA
MIRTTES BRASILIANO
MOACIR DE MENEZES
MYLLENA SANTOS
NEUMA AMARO
NININHA SANTOS
PEDRO HENRIQUE VILA NOVA FIGUEREDO
PROFESSOR VASKO
RAFAEL DE SOUZA
REPENTISTA JOÃO BEZERRA
RICARDO SANTTOS
ROBERLANGE FEITOZA
ROBSON S. FERREIRA
ROSE SANTANA
SERGIO LUCAS
TÂNIA SILVA
TATIANE FERREIRA DOS SANTOS
TIMÓTEO DOMINGOS
TINHO SANTANA
TORANDO OS ARAMES (ADELINO MANOEL)
VALÉRIA FERNANDES
VERINHA AVELINO
LUCAS FRANÇA BATISTA
PEDRO VINICIOS ARAÚJO DA SILVA
LILIANE BELARMINO DE MORAES
TINHO SILVA
Por Tinho Santana