290 mil carros trafegam clandestinamente em AL


Alagoas tem uma frota com 780 mil carros e, desse total, 490 mil estão regulares com emplacamento e licenciamento em dia, vistoriados e a maioria com boas condições mecânicas. Isso quer dizer que 290 mil veículos trafegam clandestinamente e estão irregulares. Por outro lado, os condutores dos veículos irregulares desafiam a fiscalização. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) determinou a apreensão dos carros irregulares e promete apertar o cerco com mais barreiras policiais e blitz neste fim de ano.

No momento que o Estado atravessa a crise econômica federal e precisa aumentar a receita, o Detran/AL recebeu sinal verde para intensificar a fiscalização nas rodovias. Os objetivos são retirar de circulação os carros com a documentação e o licenciamento atrasados, além de apreender Carteiras de Habilitação dos maus condutores.

“Os donos desses 290 mil carros irregulares acham que ainda persiste a situação de descontrole no Estado e imaginam que na rua ninguém irá pegá-los. Mas podem ser surpreendidos. Os inadimplentes podem ter seus veículos apreendidos”, avisou o presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Antônio Carlos Gouveia, ao acrescentar que a autarquia trabalha no sentido de combater as fraudes, regularizar a frota e retirar das ruas esses motoristas em situação irregular. 

CNH SUSPENSA

Os “maus” motoristas que forem multados por dirigirem falando ao celular, avançarem o sinal, fazerem ultrapassagens indevidas e em lugares perigosos, estacionarem em locais proibidos, cometerem outras infrações e tiverem mais de 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação terão a CNH suspensa.

O presidente do Detran adiantou que, entre os 456 mil motoristas habilitados, 400 atingiram mais de 20 pontos na CNH por infrações no trânsito. Estes irão receber, a partir desta segunda-feira, um comunicado para devolverem a Carteira de Habilitação. 

A medida objetiva reduzir o número de infrações e de acidentes. “O motorista que não respeita sinal de trânsito, que ignora as multas, demonstra não estar ligando para nada. Então, temos que fazer valer a lei e retirar esse tipo de condutor da rua, porque ele (o infrator) representa um perigo para a sociedade. A medida protege a vida das pessoas e do próprio motorista”, reforça.