Alagoas: Família enterra bebê errado após troca em necrotério de maternidade

Uma adolescente foi surpreendida, na tarde desta quinta-feira (17), ao descobrir que funcionários da Maternidade Santa Mônica - que atende temporariamente nas dependências do Hospital dos Usineiros, no bairro do Farol, em Maceió - trocou bebês que já haviam nascido mortos, no momento em que os corpos foram liberados para sepultamento.
Segundo a mãe da jovem C.B.S, de 17 anos, a adolescente deu entrada na maternidade durante a madrugada da segunda-feira (14), mesmo sem dilatação suficiente para um parto normal. O bebê não resistiu ao procedimento e morreu minutos depois. Contudo, os familiares só descobriram o erro após os pais da criança terem desconfiado do outro bebê, quando ambos procuraram a maternidade, onde foi constatado o erro.

"De repente, os pais da outra criança bateram à nossa porta, revelando a troca. Não bastasse o sofrimento de termos perdido o bebê, agora, sabemos que enterramos a criança errada", disse Lindinalva dos Santos, de 66 anos, avó da adolescente.

A família afirmou que vai ingressar com uma ação na Justiça, por danos morais, contra a maternidade, também porque, segundo Lindinalva, um funcionário da maternidade teria pedido aos pais da criança para "abafar" o caso.

A Gazetaweb procurou a assessoria de comunicação da maternidade, que confirmou o incidente. Também afirmou se solidarizar com ambas as famílias, afirmando que o departamento jurídico da unidade de saúde já foi acionado para tomar as devidas providências em relação ao fato. 

A assessoria salientou, ainda, que a diretoria da maternidade lamenta o ocorrido, assegurando que prestará total apoio às famílias.

gazetaweb.com