FOTO: GABRIEL LUIZ/G1 |
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última semana, o resultado de um levantamento que aponta o desempenho de instituições de ensino superior no Brasil. De acordo com os dados, Alagoas tem sete centros acadêmicos entre os piores do País. Todas as instituições são privadas.
A avaliação considerou os índices alcançados em 2014 entre 6.805 cursos, de instituições públicas e particulares.
Para o MEC, tem desempenho considerado insatisfatório as instituições que obtêm nota inferior a 3 no Índice Geral de Cursos (IGC). Das instituições alagoanas com baixo desempenho, três estão em Maceió, três em Arapiraca, e uma em Penedo.
CONFIRA O IGC
Figuram na lista a Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió; Faculdade Raimundo Marinho de Penedo; Instituto de Ensino Superior Santa Cecília; Centro de Ensino Superior Arcanjo Mikael, de Arapiraca; Instituto de Ensino Superior de Alagoas; Faculdade de Ensino Regional Alternativa; e Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas. Tais instituições tiveram média 2.
Notas 1 e 2 são consideradas insuficientes, e o desempenho gera punições por parte do MEC, que pode, inclusive, acarretar na proibição de novos vestibulares até que as instituições melhorem o desempenho.
O IGC é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no país, e varia de 1 a 5. Quanto mais próximo de 5, melhor o desempenho da instituição.
A Gazetaweb manteve contato com as instituições citadas na matéria e aguarda o posicionamento das mesmas.
Fonte: gazetaweb.com