*Por Luciano Aguiar
É uma história verdadeira de ouvi dizer. Por “não saber que era impossível” fez-se feitor da intuição. Ao rolar o barro na palma da mão, observou o mundo com extrema simplicidade. Investigando o torrão, e o que resguardava seu entorno, o “Obtuso” começou a perfurar a terra em metros cilíndricos e a preencher os buracos com gravetos em decomposição, em seguida injetava rebocos de cupim. O resultado foi um sistema de irrigação natural que recompôs toda floresta aniquilada... A caatinga, bioma único no mundo, vem sendo devastada pela insanidade do poder público, associada ao “capital” imobiliário.
O Anel Viário é uma trama predadora e especulativa do capital púbico/privado. O mentor e Prefeito, Luiz Carlos Costa, sem a devida fiscalização da Câmara Municipal, segue pela contramão dos interesses de Delmiro, investindo mais de 20 milhões de recursos públicos na construção de uma via de acesso, com o objetivo de “alavancar” o turismo. Mas percebe-se que negócios outros, de natureza privada, em curto prazo, serão os grandes beneficiários.
O Povoado Cruz, a exemplo do que ocorreu com as terras às margens da rodovia BR 423, que foram completamente devastadas (de sua propriedade), para criação de avestruz; é alvo da empáfia de uma administração intolerante, que vem desmatando de forma irracional o que resta de mata ciliar nativa de caatinga, para acoutar projetos exclusivista do capital privada, sem o menor compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Com 46 km de extensão, o Canal do Sertão serpenteia as terras dos grandes proprietários rurais e é citada pelos meios de comunicação como a redenção do povo sertanejo. Mas sua eficácia é questionável, não há estudos que estabeleçam parâmetros ou que indiquem as áreas que serão desapropriadas e destinadas à agricultura familiar.
No entanto, sem quaisquer regulamentação de natureza técnica, o Governo do Estado concedeu a 1ª outorga de uso da água ao empresário
Luiz Carlos Costa, maior latifundiário do município, para plantação de capim destinado a pecuária extensiva, em detrimento a agricultura familiar, consolidando a concentração do latifúndio.
A onça quer beber água em toda fonte... Segue nós...
PTSDB
“O Delcídio Coletivo da Corrupção”;
TORA! TORA! TORA!
“O telégrafo sem fio é Japonês”;
OUTORGA
“O “parecer” das terras im-produtivas”
CHAFARIZ
“Tem jacaré na caatinga”;
ENTRE POSTOS
“A saca da laranja é incalculável”;
PREFEITO
“Quer enfincar a cruz nas costa do povo”;
B.O.
“O Prefeito Nota 10”
*Luciano Aguiar é Colunista do Blog Ferreira Delmiro
*Luciano Aguiar é Colunista do Blog Ferreira Delmiro