São os meninos sambudos das estradas de barro que todos os dias, da alvorada ao pôr do sol, abrigados ao pé do morrão, abrem e fecham porteiras, para catarem moedas lançadas ao vento, como recompensa pelo “lúdico” trabalho realizado. Cruel realidade que escraviza o bem maior de uma vida, corrompendo pelos costumes, crianças “in natura”... A costumeira caixinha de boas festas de natal abre alas para que a arrecadação espontânea cumpra seu papel de atender os necessitados. Vamos todos colaborar com o CASCA.
Chegamos ao Natal, uma festa que despensa as intrigas miúdas da vida, com as famílias desconstruídas e refugiadas nas emoções do cotidiano. Emparedadas pelo consumo pelejam para consumir a própria vida, nas artimanhas da sobrevivência.
Delmiro Gouveia, com seus bolsões de miséria, enfrenta uma das suas maiores crises financeira de sua história como cidade Polo. O Comércio, setor “mais” importante de sua economia, entre trancos e barrancos, deve fechar o ano com saldo negativo, impulsionando o desemprego.
A Loja Guido cerrou as portas em definitivo, e outras sublocam espaços ou reduzem de tamanhos. Há entendimento entre as forças produtivas e os meios de produção: em algumas empresas estão reduzindo a carga horária e parte do salário para não demitir, evitando o aumento do nível de desemprego.
O Clube de Diretores Lojistas, desamparados pela ausência de políticas públicas, tomou para si, a responsabilidade de alavancar as vendas, realizando com o apoio dos empresários um Natal de Prêmios. O objetivo da ação é garantir uma sobrevida ao comércio nos próximos 60 dias, com isso evitar o desemprego em massa, já no início de janeiro de 2016.
O que tem feito o Executivo e o Legislativo? Uma boa pergunta para se responder nas URNAS... Segue nós...
CÓPIA DA CHAVE
“O Candidato a Pre(é)Feito e sua barra de $abão”.
UMA DE MÃO
“A Cidade tá Caiada”
CARRETEL
“Faltou Linha no 13ª”;
EMPALADO
“ Acunhado agarra-se no Piche”;
QUEIJO
“Os ratos são todos pardos”
BALANÇA
“Cunha não Temer à Justiça”;
A CARTA
“O Vampiro $ubscreve”;
*Luciano Aguiar é Colunista do Blog Ferreira Delmiro