*Por Pedro Paulo
Vivemos em um Estado rico em recursos naturais, porém mergulhado num abismo profundo de cinismo, hipocrisia, maucaratismo, corrupção, miséria...
Diariamente os meios de comunicação de massa buscam impor os anseios da classe dominante. Há poucos dias o debate efervescente era sobre manutenção ou diminuição da maioridade penal. Todas emissoras de rádios, tvs, empresas de jornais impressos, revistas e a internet debatiam e defendiam a maioridade penal como forma reduzir a violência em nosso País. Engodo! O problema da violência é social, ocasionado por profundo processo desigual da distribuição de rendas,que vem desde o Brasil Colônia ao Brasil contemporâneo, etc.
Demagogicamente o que está em evidência hoje é o IMPEDIMENTO DA PRESIDENTE DILMA.E não é nas entrelinhas que as várias emissoras impõem os anseios das elites dominadoras. O que está por trás desse golpe que vem sendo esboçado?
O governo da Presidenta Dilma Rousseff vem cometendo alguns erros estratégicos na área econômica, que consequentemente afetam a vida da sociedade. Mas, é sabível que essa crise econômica tem vários fatores interligados: por Dilma ter peitado anteriormente os bancos, em especial em 2011, reduzindo juros ao consumidor, diminuindo os lucros dos bancos privados;a baixa SELIC e a redução a sangria de juros da dívida pagos a bancos e rentistas (Globo inclusa); e por hoje mais do que nunca haver um Congresso financiado por 10 grandes grupos econômicos, sem compromisso com o povo e desinvestimento do setor produtivo (rentistas inclusos), para combater o pleno emprego e reduzir salários.
Vale ainda ressaltar que a crise em curso é mais política do que econômica, visto os mecanismos para consecução do fim da mesma encontra-se no Congresso, que liderado pela oposição, em especial pelo PSDB e a Aécio Neves, além do DEM e PPS, obstruem votações importantes, por ter consciência que o Governo tem significativamente no bojo desses projetos o caminho para o fim da sangria da economia.
Além do exposto, a operação lava-jato, em curso, vem desmascarando os pseudos moralistas, dentre os quais os falsos paladinos do PSDB, PMDB, DEM, PPS, como também vários ministros do tribunal de Contas da União, que encontram-se imersos no processo de corrupção endêmico, e não querem de forma alguma que tal operação avance. Sabem da probidade da presidenta Dilma, e, que o seu governo não interfere no trabalho da polícia federal, além de ter nomeado um Procurador que não arquiva nenhuma denúncia. Logo, é preciso urgentemente forjar subterfúgios, trabalharem na perspectiva sorrateira e buscar retirar do poder central aquela que vem dando um banho de honestidade, mesmo que em seu partido haja uma banda podre, a qual vem sendo investigada e punida.
A sociedade precisa entender o que está em jogo, sair do marasmo político, ir as ruas, defender a manutenção da ordem democrática e extirpar essas tentativas de golpe. Exigir do Congresso Nacional, responsabilidade, racionalismo, nacionalismo, compromisso com a Nação e vergonha na cara.
*Pedro Paulo é vereador pelo PT em Delmiro Gouveia