Em Delmiro Gouveia, Educação discute texto para a Base Nacional Comum Curricular

A Secretaria Municipal de Educação está mobilizando toda a comunidade escolar, para a formalização de proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que objetiva dentre outros, discutir o aprimoramento da educação básica e garantir a todos o direito de aprender. Para marcar a participação dos servidores da rede municipal de educação, será realizado o ‘Dia D’ nas unidades de ensino, no dia 11 de dezembro.

Servindo como instrumento de renovação e aprimoramento da educação básica, a Base Nacional foi apresentada aocorpo docente, visando a participação direta dos gestores com sugestões para a formatação de mudanças significativas para os próximos anos. A necessidade do documento está previsto desde a Constituição de 1988 para o Ensino Fundamental e ampliada no Plano Nacional de Educação para o ensino médio.

No site do MEC, quem quiser deixar suas propostas tem a opção de se cadastrar como: ’indivíduos’, ’organizações’ e ‘escolas’. O MEC receberá todas as sugestões e produzirá a versão final do documento até junho de 2016.

BASE NACIONAL COMUM

O documento, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), prevê mudanças significativas na formação inicial e continuada dos professores e também do material didático. Todos os interessados podem participar da consulta pública, enviando dados, de forma individual ou coletiva, até dia 15 de dezembro, pelo do Portal MEC (http://basenacionalcomum.mec.gov.br), contribuindo com ideias, dúvidas e sugestões, fazendo parte de uma discussão pública da Base Nacional Comum Curricular.

Por Assessoria - Geovanna Ferraz