Piora da crise pode complicar situação econômica de Alagoas, alerta secretário

Faltando um pouco mais de vinte dias para o fim do ano, o Secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, afirmou em coletiva de imprensa na manhã desta quinta feira (10), que Alagoas encerra o ano com uma economia “super apertada”, classificou a situação como “assustadora” e que se a crise econômica que se alastra pelo país não tiver um fim rápido, nenhum estado vai aguentar seus efeitos.

As declarações do secretário foram feitas antes da abertura do Comitê Nacional de Secretarias de Fazenda (Consefaz), que é sediado em Alagoas e conta com a participação de todos os secretários de fazenda do País para uma discussão sobre pautas comuns entre os estados brasileiros.

De acordo com o presidente do Consefaz, André Horta, um dos principais pontos a serem discutidos nesse encontro será a criação de um grupo de reforma tributária exclusivo de Estados e União, para que o setor público tenha cada vez mais suas próprias propostas analisadas.

“O setor publico não está saindo com as suas próprias propostas. Isso não pode continuar dessa forma, não podemos mais aceitar as decisões que já saem prontas do Congresso. Estamos buscando agora uma linha de entendimento entre Receita Federal, Estados, e o Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), para revolver as questões da progressividade. Precisamos acabar com isso do pobre pagar cada vez mais imposto, e os mais ricos pagar menos. Todos nós sabemos que são os pequenos empresários, aqueles mais pobres, que fazem girar a economia do país” explicou.

Para Santoro, é necessário que o país atravesse essa atual crise econômica, para poder voltar a crescer como o necessário. 

“Passamos muito tempo esse ano tentando passar pelas questões de ajustes fiscais, onde todo mundo foi contra, cada um por seus pontos de vistas, e acabou com que o país passasse por essa crise econômica. Precisamos passar nesse momento o mais rápido possível por isso para poder voltar a crescer o país. Alagoas fecha o ano de uma maneira assustadora. O mais apertados possível, conseguimos pagar as contas, mas não pode continuar dessa forma no próximo ano. Se a crise piorar mais, nenhum estado vai aguentar” concluiu George Santoro. 

O Consefaz foi instituído em 2012, com a finalidade de promover a integração entre as Secretarias de Fazenda, Finanças, Receita e  Tributação dos Estados e do Distrito Federal e otimizar, através de articulação conjunta, a gestão financeira e tributária das unidades federativas. A 10ª reunião antecede a 159ª Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que também acontece em Maceió, amanhã (11), com a presença do Ministro Joaquim Levy.

Cada Minuto