Valdo Sandes fala sobre ações da Câmara de vereadores durante o ano de 2015

Entre as ações da Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia no ano de 2015 podemos destacar:

  • Cobrança do Executivo com relação à paralisação de obras no município e demissões, melhorias das obras de saneamento e sobre a construção do anel viário.
  • Luta contra a privatização da Casal, onde a Casa legislativa foi palco de diversas discussões e manifestação dos parlamentares, inclusive solicitando Audiência Pública, entre Casal, comunidade e representantes do Estado
  • Aprovação do Programa de Recuperação Fiscal do município, que tem como objetivo promover a regularização de débito tributário municipal.
  • Foram realizadas diversas audiências públicas da Saúde, onde foram cobrados da gestão municipal melhorias no atendimento à população
  • Um dos grandes momentos da Casa Legislativa foi a realização da audiência pública que teve como tema a mancha que apareceu no Rio São Francisco. O caso, que teve repercussão nacional, chamou a atenção dos parlamentares, que cobraram a responsabilidade durante a reunião. A audiência reuniu diversos representantes, tanto da sociedade quanto de órgãos como Chesf, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), IMA, IBAMA, Ministério Público, bem como autoridades políticas e comunidade, que lotou a Casa Legislativa. Alunos da Escola Luiz Augusto também participaram do debate.
  • Reunião com o presidente da Casal Clécio Falcão para cobrar a regularidade do abastecimento de água no município, que passou por grande dificuldade no mês de maio, com a falta de água., bem como questionamentos sobre a qualidade do líquido, que quando chegava às torneiras das residências estava com odor devido à mancha encontrada no Rio São Francisco. Na oportunidade foi entregue um relatório sobre a audiência pública realizada na Casa Legislativa que tratou sobre a mancha. No documento, que relatou detalhadamente tudo o que foi abordado na audiência, os vereadores cobraram uma solução para a triste realidade de falta de água vivenciada pelos sertanejos. O relatório também foi enviado ao governador Renan Filho, para que o mesmo tomasse conhecimento da grave situação vivida pela população.
  • Outra votação que merece destaque realizada pelos parlamentares foi a aprovação do Projeto de Lei do Concurso Público Municipal. O tema foi amplamente discutido e, embora o concurso oferte um número de vagas menor do que o esperado, é uma vitória da sociedade delmirense que ingressará no serviço público por meio do certame. Os vereadores aprovaram, inclusive, a isenção da taxa de inscrição para quem tivesse direito. 
  • Em junho, a Casa Legislativa concedeu total apoio à manifestação dos trabalhadores da Educação Municipal, quando foi deflagrada greve em luta do cumprimento do piso nacional da educação. A manifestação foi ressaltada pela Casa Legislativa, que em solidariedade à categoria, a só entraria em recesso após a resolução do impasse entre os trabalhadores e a Prefeitura. Durante os discursos, os vereadores reforçaram os o direito dos trabalhadores. Tanto a bancada da oposição quanto da situação foram unânimes em defender que a categoria recebesse o piso nacional que, segundo o presidente do Sinteal Adriano Alves, seria necessário um acréscimo de 13%. A proposta da administração municipal foi de 6.5%.
  • Entrega de títulos de cidadão Padre Aparecido/ Giuliano Ribeiro/ Ozildo Alves
  • Aprovação do Projeto de Lei do Executivo que dispõe sobre a criação da corregedoria e ouvidoria da Guarda Municipal. A Corregedoria tem como finalidade a apuração de infrações disciplinares, apoio social e funcional, fiscalização e o controle dos servidores da Guarda Municipal. Já a Ouvidoria tem por objetivo assegurar de modo permanente e eficaz a preservação dos princípios da legalidade, moralidade e eficiência dos atos dos servidores da Guarda.
  • Durante o ano de 2015 a Câmara de Vereadores de Delmiro Gouveia cumpriu o seu papel de representante do povo, realizando diversos debates que tiveram como maior objetivo a aprovação de proposições que refletem diretamente na qualidade de vida da população.