*Por Luciano Aguiar
Os caminhos que levam ao mercado são muitos, cheios de atalhos, ás vezes becos, vielas e contramão, mas todos chegam ao balcão dos negócios. São despachos, camuflados entre regras e desatinos da mais-valia, mas sempre no ambiente principal, onde circula o que seria “legal”: o receber e passar troco... Na política, o troco é o voto.
O desaguar das operações de investigação da lava jato e outros esquemas de falcatruas são incertos quanto a sua eficiência e eficácia, como instrumentos dos bons costumes na política. O gibi é uma novela sem fim, são muitos os artistas e bandidos e, conforme o vazamento do samurai, o despacho é colocado na encruzilhada desejada.
Seguindo essa linha de entendimento, o efeito demolidor que todos esperavam para as eleições de Prefeitos e Vereadores, que poderia desarticular em parte os esquemas de corrupção eleitoral, estão a caminho com os burros n’água. O próximo escrutínio terá pitadas de corrupção, favorecendo as estacas da pirâmide do poder político nos municípios brasileiros.
Pelo retrovisor suspeita-se quem será em ordem de sucessão, o próximo na cadeia hereditária, a manipular o banco de fomento público nos próximos 4 anos em Delmiro Gouveia, com raízes no legislativo municipal.
O faz de conta da candidatura do Deputado Federal Givaldo Carimbão, deverá esbarrar na rejeição e nas intenções do grupo dominante, que busca um gerente mais adequado ao seu estilo político de comando da máquina pública.
Os labaferos intencionais ainda estão alinhados em mesas separadas, esperando o leilão e suas batidas para abrir a mesa aos jogadores e seus mecenas, dando início ao PIF PAF. A oposição de ocasião, e sempre de véspera, joga para compor o time no legislativo, abrindo mão de uma “unidade” duvidosa ou de interesses pessoais, na barganha pelo voto do cargo executivo.
Os colecionadores de decepções conhecem muito bem as figurinhas carimbadas, com seus valores, na troca de favores entre o legislativo e o executivo. Com essa prática política, o município de Delmiro tem amargado sucessivas derrotas de gestão pública... Segue nós...
*Luciano Aguiar é colunista do blog Ferreira Delmiro.