Jornalista pernambucano coloca Alagoas como exemplo para o estado vizinho

Os avanços na segurança pública em Alagoas começam a ecoar pelo país afora. Em Pernambuco, o jornalista Magno Martins sugeriu que o governador Paulo Câmara observasse com mais atenção os procedimentos adotados no estado vizinho. Martins apontou Alagoas como “bom exemplo para Pernambuco”, visto que, segundo o jornalista, o gargalo da gestão de Câmara é a segurança pública.

 

Assim ele escreveu em sua coluna desta terça-feira (26): “Saídas para a violência existem. O caso de Alagoas é o melhor exemplo atual. (...). Ali, o governador Renan Filho (PMDB), o mais jovem do país, reduziu em 18% a criminalidade em todo o Estado e em 31% na capital Maceió, sendo a unidade da Federação que mais investiu em políticas públicas para sair do ranking dos mais violentos do país. As mudanças começaram a dar resultado quando ele apostou na nomeação de um promotor de justiça para Secretaria de Defesa”.

O jornalista descreve como começou o caminho de Alagoas para a destituição do trono de Estado mais violento do Brasil. E salientou o trabalho integrado das forças policiais, que resultaram, sobretudo, em uma derrocada nos números.

“Além da queda nos homicídios em Alagoas, outros dados foram reduzidos. Dentre os números estão o de inquéritos concluídos, que chegam a 25 mil. Destes, mais de 15 mil foram fechados com o apontamento de autoria, o que, ao todo, chega a 76%. A recuperação de 70,7% dos carros roubados no Estado também foi uma conquista importante. Roubos a instituições financeiras tiveram uma queda de 27,6%”, comentou Martins.


Vale lembrar que o governador pernambucano esteve em Alagoas, no primeiro semestre de 2015, para conferir de perto o modo como o Governo do Estado está construindo presídios. Tanto Renan Filho quanto Paulo Câmara não escondem a relação amistosa e cordial entre eles. Apostando nisso o blogueiro sugeriu um estreitamento dessa relação na área da segurança pública.

Agência Alagoas