O governador Renan Filho reuniu todos os secretários de Estado, nesta quarta-feira (27), para o lançamento do Plano de Governo 2016, que terá como destaque novos investimentos na área da saúde, com recursos próprios e, também, oriundos do governo federal. A educação continuará sendo prioridade.
As duas pastas apresentaram uma boa qualidade nas preparações dos planos e terão um bom aporte de recursos, o que deve trazer avanços, além de atender às expectativas dos alagoanos.
Em entrevista concedida antes da reunião, o governador ratificou que o plano é de governo, independentemente da mudança de qualquer gestor. As novidades contidas no planejamento do ano em curso devem ir além do cumprimento de metas e prazos. Serão incluídas pontuações para transparência, interação social, comunicação e qualidade da gestão.
“No ano passado estabelecemos o número de 149 entregas (atendimento de demandas) por mês. Foram cumpridos 72% dessa meta. O que foi razoável, mas precisamos melhorar em 2016. Até dezembro foram 353 entregas efetivadas. Para este ano estão previstas 1.172 ações e 2.256 entregas. Algumas secretarias precisam ser destacadas em relação à eficiência no ano de 2015. A Secretaria da Fazenda é uma delas: cumpriu integralmente o plano, planejou as ações do Estado, previu a queda de arrecadação, se preparou para isso, buscou alternativas para novos recursos e elevou a arrecadação própria”, ressaltou Renan Filho.
Na área de saúde, o governador garante que haverá ampliação de investimentos. E anunciou uma demanda que, em curto prazo, irá efetivamente beneficiar a população que necessita da saúde pública estadual.
“Teremos investimentos federal e estadual na saúde. Comunico, em primeira mão, que ainda nesta quarta-feira (27) todos os aprovados de nível superior na Uncisal serão convocados para tomar posse. É um marco histórico, porque estamos passando por um período de grande dificuldade financeira e, mesmo assim, estamos nomeando pessoas. Estamos enxugando em alguns lugares para que os recursos sejam disponibilizados para contratar pessoas em outros. Esses servidores da Uncisal (Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas) serão direcionados para o HGE, Hospital Hélvio Auto, Maternidade Escola Santa Mônica e, também, para prestar serviço à comunidade na saúde pública, de forma concursada”, ressaltou o governador.
Renan Filho anunciou ainda que nesta quinta-feira (28) assina a ordem de serviço da construção do novo Ambulatório de Referência em Especialidades Médicas e Áreas Afins da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no novo espaço que será construído no Hospital Portugal Ramalho, no bairro do Farol.
Segundo ele, será construído também o Hospital de Clínicas, com recursos na ordem de 40 milhões. “Será um marco para o Estado, porque há mais de 30 anos não se constrói um hospital em Maceió. A previsão é que em 2017 ele seja inaugurado”, disse o governador, acrescentando que, em abril de 2016, será entregue à população do Agreste a ampliação da Unidade de Emergência daquela região.
Educação - A partir de fevereiro serão inauguradas as 13 primeiras escolas em tempo integral, totalizando 14, com a que já foi entregue este mês, no Benedito Bentes. No plano de 2016 estão contidas mais 13 para serem entregues em 2017, totalizando 27 escolas em tempo integral.
Segurança - Na área da segurança também serão utilizados recursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). “Estamos com várias licitações para a construção das delegacias de Homicídios, Narcóticos, os Centros Integrados de Segurança Pública. Os editais serão disponibilizados já na primeira semana de fevereiro. Convocamos a reserva técnica da Polícia Militar e, em breve, a da Polícia Civil. Tudo isso está contido no Plano”, avisou o governador.
Infraestrutura e Mobilidade Urbana - Neste mês de janeiro já foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de duplicação do primeiro trecho da rodovia AL-101 Norte. Renan Filho cita outras obras que farão parte das entregas de 2016.
“Não podemos deixar de falar da indústria, infraestrutura, transporte. Além da AL-101 Norte, vamos duplicar a AL-220, do trecho que vai da Barra de São Miguel a São Miguel dos Campos, no entroncamento com a BR-101; vamos construir o viaduto da Polícia Rodoviária Federal e os dois eixos paralelos da avenida Fernandes Lima. Também estão previstas uma série de obras nas grotas em Maceió, a exemplo de escadarias, pontilhões, mobilidade urbana, que vão beneficiar cerca de 300 mil pessoas”, disse Renan Filho.
Orçamento - O governador comunica que a peça orçamentária não foi modificada e que está discutindo com os Poderes o duodécimo, entre outras questões. “Ainda não posso dizer que vou modificá-la, porque não fomos nós que enviamos. Estamos discutindo, avaliando o comportamento da arrecadação e a expectativa de receita para 2016, que será apreciada na Assembleia Legislativa, no que concerne à tramitação nas comissões e posterior aprovação”, finalizou.
Agência Alagoas