*Luciano Aguiar
De longe, o arrocha negrada quebrava o silêncio de uma tarde de domingo ensolarada. À frente, o palhaço Churupita avançava a paços largos, com suas pernas de pau, e aos berros, a meninada anunciava o Circo Barcelona em Murici... Delmiro e sua política circense de “palhaços” múltiplos preparam-se para erguer o mastro dos acolhidos do poder político.
Data limite para a corrida aos favos de legenda, conspiração matemática da política, o 2 de abril, subsequente a mentira, por se só, é uma piada. Os gênios desse jogo, não conseguiram puxar o zíper, e continuaram com suas malas no oitão da expectativa, aguardando a intenção dos alforriados de véspera, pela medida provisória que adiou a festa da roleta.
O bloco carnavalesco, migrando com o poder, antecipa-se ao sábado de Zé Pereira, e o estandarte multicolorido, lembra as camuflagens do camaleão pela sobrevivência. Assim, os “profissionais” da política, vão agregando-se pelo abrigo dos interesses de natureza estritamente pessoal, e dane-se a coletividade.
Em todos os recantos festejaram o naufrágio das articulações efetivadas pelo PPS. O ex-vereador Luiz Carlos vinha trabalhando uma alternativa aos cartéis do voto, agregando “lideranças” na lógica matemática, e não política, com possibilidade reais de interferir na majoritária e ocupar, em tese, duas cadeiras no legislativo, intencionado a construção da terceira.
Essa guerra de guerrilhas vem favorecendo as forças mórbidas, abrindo alas para continuidade de governos equidistante dos interesses da comunidade, e comprometidos com projetos do capital financeiro clientelista.
As candidaturas de Givaldo Carimbão, Valdo Sandes, Aderval Tenório e Padre Eraldo, bebem um pouco dessa derrota provisória do ex-vereador Luiz Carlos. Pelo andar da carruagem, Padre Eraldo é quem melhor costura sua candidatura, correndo por fora dos buchichos e avançando na consolidação de uma vitória real no judiciário, garantia necessária para disputa eleitoral.
Os blocos são muitos e a caminhada é curta... Segue nós
*Luciano Aguiar é colunista do Blog Ferreira Delmiro