Consumir pelo menos cinco frutas por dia pode ser o primeiro passo para uma saúde mais equilibrada. Foi o que destacou a nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Graça Cavalcante, durante palestra sobre mudança dos hábitos alimentares promovida pelo setor de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
Não é necessário que as frutas sejam diferentes, nem tampouco que o consumo seja de uma só vez. “Podem ser três laranjas e duas bananas, por exemplo. O que importa é que elas estejam inseridas diariamente em nossa alimentação e que não deixemos de nos alimentar corretamente no tempo certo”, pontuou a nutricionista reforçando que as frutas, legumes e verduras são ricos em vitaminas, minerais e fibras.
“As vitaminas e minerais colaboram na manutenção e no bom funcionamento do organismo. E as fibras regulam o funcionamento intestinal, dão sensação de saciedade, e podem atuar prevenindo várias doenças. Vale destacar ainda a hidratação. É importante que bebamos água constantemente, ainda mais com tamanho calor que nós estamos expostos”, explicou Graça Cavalcante.
Um mal que deve ser combatido durante a refeição é o consumo excessivo do sal. “Tire o saleiro da mesa. O excesso pode levar ao aumento da pressão do sangue (hipertensão) e outras doenças. Também é preciso que evitemos os temperos prontos, alimentos enlatados, embutidos e gordurosos. No lugar do sal, use ervas frescas para realçar o sabor, como o orégano. E prefira os alimentos cozidos ou assados, leite e iogurte desnatados e queijos brancos”, aconselhou a nutricionista.
Todas as dicas foram anotadas pelos servidores que participaram da palestra, como a enfermeira Mariana Queiroz. “A gente tem um dia a dia tão corrido que terminamos pulando alguma refeição, ou consumindo o que não devemos, ou ingerindo alimentos rápido demais para não perder a hora. Por isso, também é muito bom participarmos de momentos iguais a esses, pois nos lembram os erros que cometemos sem perceber”, disse.
Para quem acha difícil acertar nos alimentos, a nutricionista indica que as mudanças sejam feitas aos poucos e com escolhas mais fáceis para aprovação pessoal e da família. “O hábito se adquire com constância e persistência e é uma questão de tempo. Quando sentir que o passo já faz parte da sua rotina, siga para o próximo passo. E não se esqueça de realizar alguma atividade física em pelo menos 30 minutos por dia”, concluiu.
Agência Alagoas