Para cortar gastos, Justiça do Trabalho reduz atendimento ao público em Alagoas

A crise econômica que afeta os brasileiros chegou à Justiça do Trabalho em Alagoas, que, a partir desta segunda-feira (29), terá horários de atendimento ao público reduzidos. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) passa a funcionar de 7h30 às 15h30. No entanto, os serviços à população serão realizados entre 7h45 e 14h30.

A medida foi aprovada por unanimidade em sessão administrativa do Tribunal e tem como principal causa o corte de 29% no orçamento da Justiça do Trabalho para este ano. Até então, as unidades ligadas ao TRT funcionavam de 8h às 17h, de segunda à quinta-feira, e de 8h às 14h, às sextas-feiras.

Além da mudança no horário de funcionamento, a Justiça do Trabalho tem feito a repactuação de contratos, cortes de terceirizados e redução de despesas com diárias e passagens aéreas, água, telefonia, material de consumo e com ações de capacitação. O impacto do corte feito pelo Congresso Nacional é de R$ 6,8 milhões.

De acordo com o presidente do TRT em Alagoas, Pedro Inácio, caso as medidas não fossem tomadas, haveria o risco de a Justiça não conseguir manter o funcionamento das unidades até o final do ano.

"O que fizemos foi unificar as atividades em um único período de 8 horas, o que permitirá economia nos gastos com energia, água, telefone, manutenção, vigilância e limpeza", afirmou em nota divulgada pela assessoria de comunicação .

Em nota, a assessoria de comunicação do TRT informou que 96% dos processos que estão pendentes de solução no 1º grau são eletrônicos.  Dos processos físicos, 77 % estão nas fases de liquidação e execução, quando o número de audiências e atos que exigem a presença da parte ou do advogado é bem inferior às demais etapas.

GazetaWeb.com