Servidores do Detran podem deflagrar greve se pautas não forem atendidas

Os servidores do Departamento de Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) podem deflagrar greve a partir do próximo dia 18, caso o governo estadual não se posicione diante das reivindicações feitas pelos representantes da categoria. O presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinsdal), Luciano Mateus, informou à Gazetaweb, nesta quarta-feira (03), que o secretário de Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, garantiu que analisará as propostas e que repassará a demanda ao governador Renan Filho (PMDB).
De acordo com Luciano, durante reunião realizada nessa terça-feira (02), na Seplag, e que contou com a presença do diretor-presidente do Detran, Carlos Gouveia, a categoria apresentou suas pautas de reivindicações da categoria, entre elas, a realização de concurso público.
"Apresentamos nossas propostas ao secretário e ao diretor-presidente. Uma delas trata da autonomia do Detran, já que o órgão é um dos que mais arrecadam em Alagoas, sendo que toda a verba é repassada para o Estado. O que retorna é apenas aquilo necessário ao custeio do órgão e, mesmo assim, o valor ainda é insuficiente. O órgão precisa investir em modernização, em campanhas de conscientização. Além disso, há, ainda, a precariedade de alguns prédios do Detran", argumentou.
Luciano também explicou que o atual número de servidores é insuficiente e que, em alguns casos, há apenas dois servidores para atender 16 municípios do interior. Outros dois pontos apontados pelo presidente do Sinsdal tratam da não privatização de setores essenciais do órgão e da atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Segundo ele, os trabalhadores sofrem perdas salariais desde 2013.
"Querem repassar serviços essenciais para empresas terceirizadas, como os de vistoria e emplacamento, além da banca examinadora. São serviços de segurança e de responsabilidade do órgão e que não podem ser repassados para qualquer empresa", acrescentou.
Uma assembleia dos servidores será realizada no próximo dia 18, quando estes poderão deliberar pela greve, caso o governo não se posicione até esta data, o que irá evidenciar, ainda segundo Luciano, "o descaso deste governo para com os servidores públicos".
Já de acordo com a assessoria da Seplag, o governo já busca as condições para atender todas as reivindicações apresentadas pelos servidores. E ressaltou que, apesar do momento de contenção de despesas no qual Alagoas também está inserido, o governo segue a tentar atender a todas as solicitações.


"Independentemente do cenário de crise financeira que perpassamos atualmente, estamos dispostos a ouvir, mantendo o canal de diálogo aberto. Optar pelo diálogo é sempre a melhor alternativa. Temos um governador extremamente sensível às necessidades do servidor, e com o Detran não será diferente", garantiu o secretário.
gazetaweb.com