A Pastoral da Pessoa Idosa e a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia realizam nesta sexta-feira (4), na Superintendência da Polícia Federal em Alagoas, um encontro que tem como objetivo fortalecer as ações de proteção a idosos no estado.
Entidades que atuam direta ou indiretamente na garantia de direitos da pessoa idosa foram convidadas para a discussão, que servirá como base para a elaboração de uma "carta de compromissos" que será entregue ao governador e a prefeitos.
A facilitadora da Pastoral da Pessoa Idosa Maria Heloísa Pacheco explicou que a ideia do evento é criar uma grande rede de proteção que fortaleça as ações que são desenvolvidas de forma isolada.
"Foram convidadas entidades como o Ministério Público, a Defensoria, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e secretarias de Estado e dos municípios. Nós queremos implantar a rede e definir como cada entidade pode contribuir para a garantia dos direitos dos idosos", ressaltou a facilitadora.
O presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia no estado, David Buarque, explicou que esse modelo de rede já existe em alguns estados. Segundo ele, o encontro de hoje é o primeiro passo para a criação em Alagoas.
"No estado, a situação das entidades que deveriam proteger os idosos é calamitosa. Nós esperamos fortalecer as ações e ampliar a atuação com a criação da rede", ressaltou Buarque.
Ações
A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiane Rocha, afirmou que a prefeitura vem contribuindo com ações na área, mas destacou que a rede deve fortalecer a garantia de direitos.
"Chegam muitas denúncias ao município e nós nos preocupamos com isso. Há relatos de violência física, mas há também relatos de violência financeira, por exemplo. A rede deve ajudar a garantir proteção a quem está em situação de vulnerabilidade", pontuou a gestora.
Para hoje está prevista uma palestra com a médica Karla Giaconeni, ex-presidente do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Idosa.
GazetaWeb.com