Subscribe Us


 

Collor lidera discussão sobre presença do Brasil na ordem internacional

Ao longo dos próximos nove meses, o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Fernando Collor de Mello (PTC/AL) vai liderar o ciclo de debates intitulado "O Brasil e a ordem internacional: estender pontes ou erguer barreiras?". As sessões começam a partir desta segunda-feira (27), às 18h, e acontecem a cada 15 dias no Senado. A proposta, apresentada por Collor e aprovada por unanimidade de votos no colegiado, visa discutir e ampliar a presença do país na ordem internacional. 

De acordo com o senador, durante a realização dos trabalhos serão chamados pela presidência da Comissão para participar dos painéis nomes de peso do mundo acadêmico, político, internacional e que tenham interesse na política externa e, também, em temas ligados à Defesa Nacional. Segundo Collor, o contexto atual internacional - com a posse de Donald Trump, Brexit, crise imigratória,  eleições na França e Alemanha, entre outros -, tem deixando o mundo em clima de apreensão diante das vozes discordantes. 

"Todo este cenário faz com que tenhamos que refletir sobre o momento em que estamos vivendo. Por isso, acredito que a Comissão de Relações Exteriores é o centro para que possamos fazer o debate. Ao tratar sobre esses assuntos aqui, no Senado Federal, o Brasil pode aproveitar o momento de crise e se firmar de forma mais consistente no cenário mundial. Acredito que o nosso país pode oferecer, ainda, desfechos para os problemas que estamos vivenciando atualmente", apontou Collor.  

O primeiro debate tem como tema "Tempestade ou Calmaria? A configuração da Ordem Internacional Contemporânea e a atuação do Brasil, e contará com a participação, como palestrantes, dos Embaixadores Rubens Barbosa e Gelson Fonseca Júnior, e do professor da Universidade de Brasília (UNB) Eduardo Viola. 

Especialistas vão participar das discussões no Colegiado
O senador lembrou, também, que como se trata de evento público e transmitido pelos canais de comunicação do Senado Federal, a população poderá participar enviando observações e perguntas aos palestrantes por meio da Internet, no portal e-Cidadania, no endereço www12.senado.leg.br/e-Cidadania. 

"Com certeza, pelas experiências anteriores tanto nesta Comissão, como na Comissão de Serviços de Infraestrutura que presidi por duas oportunidades, a participação dos internautas é sempre de extrema valia para os nossos trabalhos. Participem", convocou o senador. 


GazetaWeb.com