Subscribe Us


 

Dicas de Piranhas: um paraíso no sertão alagoano


Piranhas é um daqueles destinos que facilmente encanta o visitante! A cidadezinha histórica fica situada em pleno sertão alagoano e é uma ótima opção para quem gosta de belezas naturais, trilhas, cultura, animação e da boa gastronomia nordestina! Já estivemos na região em duas oportunidades e vamos contar pra vocês todas as dicas dos passeios que fizemos na região. 

Como chegar em Piranhas:

Mapa de Maceió para Piranhas.

Piranhas fica localizada a 284 km de Maceió, capital de Alagoas. A viagem até Piranhas é bem tranquila e dura em torno de 3 horas e 30 minutos. Também é possível ir através de Aracaju. A distância entre Aracaju, capital de Sergipe, e Piranhas é de 199 km.

A cidade fica situada nas margens do famoso Rio São Francisco, mais especificamente no baixo São Francisco. Piranhas possui um centro histórico bastante preservado repleto de casas antigas e igrejas bem conservadas.

Igreja de Santo Antônio.

Onde se hospedar em Piranhas:

A cidade possui diversas pousadas e Hotéis. Nas duas oportunidades em que visitamos a cidade ficamos hospedados no Hotel Pedra do Sino. O Hotel é sem dúvida o melhor da região e possui uma ótima estrutura, atendimento e conta com uma vista incrível do Velho Chico.

Vista da área de lazer do Hotel Pedra do Sino.

Outras opções de pousada na região são: Pousada Aconchego do Velho Chico, Pousada Imperador e a Pousada o Canto, ambas situadas no centro histórico.

Piranhas é muito agradável, possui bastante história, um museu sobre o Cangaço, locais que vendem artesanato e uma orla bem legal com diversos restaurantes e bares.

Vista da cidade.

Além disso, Piranha é uma cidade bastante animada, principalmente nos finais de semana onde os bares e restaurantes localizados no centro histórico possuem música ao vivo.

Centro de Piranhas.

É nessa pracinha na foto acima que a agitação da cidade acontece. As casinhas coloridas se transformam em bares e restaurantes e os turistas que estão na região se encontram depois do dia intenso de passeios. 

Principais passeios de Piranhas:

(I) passeio da Rota do Cangaço -  fizemos o passeio onde Lampião foi morto. O passeio é bem legal e bonito. Esse passeio sai da orla de Piranhas e desce o Rio São Francisco. Fomos em um Catamarã bem confortável, onde é possível comprar alguns drinks e tomar banho em uma rede protetora enquanto o barco se movimenta.

Santa para proteger os navegantes.

Igrejinha no município de Entremontes.

Compramos o passeio na recepção do nosso hotel e custou em torno de 50 reais por pessoa. Na ida, o barco para no Município de Entremontes. O Município é conhecido pelas rendeiras e pelo fato de Dom Pedro II ter se hospedado nele antes de conhecer a cachoeira de Paulo Afonso.

Trabalho das rendeiras.

Depois o barco parou em um receptivo onde foi possível fazer o percurso para o local onde Lampião Morreu. Após o passeio ficamos no receptivo e almoçamos uma comida típica da região. Atualmente existem dois receptivos na região e ambos possuem uma ótima estrutura: Restaurante Angicos e Cangaço Eco Parque.

Praia do receptivo.

O caminho de volta foi o mais legal, pois saímos no final da tarde e assistimos o pôr do sol no velho chico. Uma cena que nunca saíra das nossas memorias.

Pôr do sol no Rio São Francisco.

(ii) Passeio dos Cânions do São Francisco - Compramos o passeio no dia anterior, no pier em Piranhas. Os passeios são vendidos em todos os lugares. É interessante comprar o ingresso com um dia de antecedência, principalmente nos feriados. O passeio tem duração de 3 horas e custa em média R$ 50,00 reais por pessoa.


O passeio pode ser feito por diversas empresas, algumas situadas em Alagoas e outras em Sergipe. Recomendamos o que é feito pelo Restaurante Castanho no lado Alagoano.  A vista é deslumbrante. Vejam as fotos:


O passeio passa pelos Cânions e para em uma plataforma no meio do São Francisco por mais ou menos uma hora e meia para um mergulho e para quem quiser conhecer a Gruta do Talhado, ponto mais bonito e cobiçado da região.

Além do passeio, é possível fazer um passeio de canoa (barco típico da região) pela Gruta do Talhado. Esse passeio é cobrado a parte e custa R$ 15,00 reais por pessoa. O passeio é bem rápido mas é o ponto alto. Para quem estiver hospedado no lado sergipano uma boa opção são as saídas no receptivo Karranka's que fica na cidadezinha de Canidé do São Francisco. 


(iii) Mirante do Talhado -  fica localizado em Delmiro Gouveia, Alagoas, a mais ou menos uma hora de Piranhas. Para conhecer o local é necessário fazer uma trilha pela Caatinga, vegetação típica da região, e vale muito a pena. Para quem gosta de belas paisagens e de aventura o local é um atração imperdível. 

Vista do Mirante.

Esse passeio combina muito bem com a visita ao receptivo e restaurante do Castanho, pois ambos ficam bem próximos (mais ou menos 20 minutos de carro). Contamos toda nossa experiência da trilha em um post. CLIQUE AQUI. 


(IV) Passeio pelo centro histórico: Piranhas é uma cidade muito agradável e seu centrinho histórico é bem bonito e organizado! Recomendo fazer um tour à pé antes dos passeios ou após os passeios. As principais atrações da parte histórica da cidade são: Museu do Sertão; Torre do Relógio; Pracinha com seus casarios antigos , local onde acontece o agito da cidade; Estação Ferroviária com a antiga Maria Fumaça e a Orlinha da cidade com seus bares.

(V) Vista a hidroelétrica de Xingó: fica situada a 12 km de Piranhas e é possível fazer uma visita a hidroelétrica e o passeio passa pelo Mirante da Chesf e depois acontece uma apresentação audiovisual com visita guiada pelas instalação da Úsina.  

Restaurantes em Piranhas:

Cachaçaria Altemar Dutra: fica no centro histórico de Piranhas. Nos finais de semana e feriados a praça conta com música ao vivo e animação que se estende até altas horas.

Tanto o passeio dos Cânions como o da Rota do Cangaço possuem ótimas opções de receptivo que possuem uma excelente infraestrutura e culinária.  O Cangaço Eco Parque como o próprio nome já diz é o principal receptivo do passeio da Rota do Cangaço e o Karranca's Bar e o Restaurante e Castanho são duas opções para o passeio dos Cânions.  

Assistam o vídeo com os melhores momentos da nossa viagem e conheçam um pouco da cidade de Piranhas e dos cânions do São Francisco e aproveitem e se inscrevam em nosso canal do Youtube:



Enfim, vale muito a pena conhecer o sertão de Alagoas! A experiência de percorrer os Cânions do São Francisco e conhecer um pouco da história do cangaço irá lhe surpreender. Qualquer dúvida que porventura tenham é só perguntar que teremos o maior prazer em respondê-los.


TNH1