Subscribe Us


 

Estado amplia acesso à água das famílias no Governo Presente


A política de convivência com os efeitos da estiagem em Alagoas está efetivada em Alagoas devido às ações para ampliar o acesso da população à água. É com base nesta premissa de atuação que a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vem contemplando mais de 30 mil famílias com programas de infraestrutura hídrica.

Um deles, o programa de Recuperação de Nascentes, tem raio de atuação também em municípios da Zona da Mata alagoana, onde nesta  sexta-feira (7) e sábado (8) acontece a sexta edição do Governo Presente.

No município de Murici, precisamente no assentamento Dom Hélder Câmara, as duas nascentes plenamente recuperadas pela Semarh serão entregues às 100 famílias que residem na região. Os trabalhos no assentamento consistem na construção de um chafariz para distribuição de água, além da instalação torneiras, chuveiros e lavanderias para facilitar o acesso das famílias à água. A solenidade de entrega ocorre na sexta-feira (7).


Outro município contemplado com o programa é Ibateguara. No sábado (8), o Povoado de Bastiões terá acesso à água potável, limpa e de qualidade por meio das nascentes revitalizadas. Na cidade de São José da Laje, também no sábado, a Semarh oficializa a entrega da nascente recuperada que vai levar água apta ao consumo humano para a Escola Maria Inácia de Andrade.

Acompanhando de perto a execução de todas essas atividades nos municípios, o secretário da Semarh, Alexandre Ayres, ressalta que o Governo de Alagoas não atua apenas na perspectiva de esperar o cair das chuvas.

“A Semarh vem colocando em prática uma série de iniciativas para expandir o acesso da população à água. É importante que se ressalte que a prioridade para os recursos hídricos é o abastecimento humano e é justamente neste contexto que o Governo de Alagoas tem atuado. O programa de Recuperação de Nascentes é um bom exemplo do que está sendo efetivado nos municípios. Com as nascentes revitalizadas, as famílias mantêm o seu desenvolvimento social e econômico”, avalia o secretário Alexandre Ayres.


Além das nascentes, a Semarh também levará ações de conscientização ambiental para os municípios. Consta ainda no  cronograma da Pasta, a entrega de poços artesianos perfurados pela secretaria em União dos Palmares, Santana do Mundaú e Joaquim Gomes.


 Agência Alagoas