Subscribe Us


 

Alagoana ocupa liderança em ranking disputado de observadores de aves no Brasil



Com 1.374 fotos cadastradas, a arquiteta alagoana Ester Ramirez chegou à 1ª colocação no ranking do site WikiAves.com.br, um espaço digital que dispõe de conteúdo interativo direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves. Ao lado do esposo Marcos Holanda, Ramirez já viajou o Brasil e o mundo fotografando as mais diversas espécies, algumas ameaçadas de extinção e outras que até então eram desconhecidas da ciência. 
Ester Ramirez já fotografou mais de 1.300 aves no país
FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Ester Ramirez é a primeira mulher a ocupar o topo do disputado ranking que tem observadores de aves das mais diversas regiões do Brasil. No site, há mais de 26 mil usuários cadastrados e cerca de 1,9 milhão de fotos dos mais variados pássaros. Em sua apresentação, o site ressalta que o espaço tem como foco apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves, fornecendo gratuitamente ferramentas avançadas para controle de fotos.
Segundo Ramirez, a paixão por fotografar as aves começou em meados de 2009, mas só em 2011 ela voltou uma atenção maior para a prática conhecida no mundo como " birdwatch". "Muito feliz por estar na primeira colocação. Sempre tive uma atenção pela fotografia e vi nessa modalidade uma oportunidade de fazer algo que gosto. Foi daí que começou e, após esse período, já viajamos muito por todo Brasil e alguns lugares do mundo", expôs. 
Por reconhecer na natureza um elo importante para a sobrevivência da humanidade, Ramirez lamentou o fato de algumas regiões do estado de Alagoas estarem sendo desmatadas, impactando, com isso, no desaparecimento de aves que são consideradas nativas. "Sei que é difícil admitir isso, mas é verdade. Alagoas vem sofrendo com essa questão e acredito que é preciso ter uma maior atenção, inclusive, com a região da Zona da Mata, em Murici", reforçou. 
Ester Ramirez é praticante do 'birdwatch'
FOTO: ESTER RAMIREZ

Além de incentivar a convivência harmônia com a natureza, a alagoana ressaltou que a prática do "birdwatch" também fomenta o turismo no Brasil, visto que praticantes de todo o mundo que acessam o site WikiAves.com.br viajam para as regiões onde as aves foram fotografadas para viver a mesma experiência. "O desmatamento dessas regiões impede um maior fomento desta prática. É preciso ter uma maior atenção com isso", ponderou. 
Confira a galeria de imagens com algumas aves fotografadas:
1 / 20
UIRAPURU LARANJA
Ester Ramirez



GazetaWeb.com