Subscribe Us


 

Cinco situações em que é possível pegar uma DST sem fazer sexo


As relações sexuais sem preservativo são consideradas de risco e são a principal forma de pegar uma doença sexualmente transmissível, mas não são as únicas.

O uso de seringas contaminadas também é bem conhecido, mas o uso comum de objetos cotidianos, como batom, ou até a ida a estabelecimentos de tratamentos de estética com pouca higiene também pode trazer uma surpresa desagradável.

A Cosmopolitan destaca cinco situações, que apesar de pouco prováveis, podem fazer com que você pegue uma doença sexualmente transmissível (DST):

1. Através do batom/ hidratante labial de outra pessoa. A herpes (oral e genital) é transmitida por contato direto, por isso alguém com herpes oral pode espalhar o vírus ao usar um batom ou hidratante labial na área infectada ou se fez sexo oral há pouco tempo. Apesar de o vírus sobreviver pouco tempo fora do corpo humano, o melhor é não usar batons ou hidratantes labiais de outras pessoas.

2. Através da barba de alguém. Os piolhos púbicos ou chatos podem abrigar-se nas barbas e depois repassados.

3. Ao depilar a virilha numa salão. Nos casos em que a cera é reutilizada, há risco de pegar uma doença sexualmente transmissível. Além disso, estudos apontam que a ação de arrancar os pelos púbicos pode prejudicar a membrana da pele, que por sua vez pode deixar o corpo mais suscetível a vírus e bactérias.

4. Ao fazer bronzeamento artificial. Não, os raios ultravioleta não matam as bactérias e até podem tornar-se resistentes. Por esta razão, as câmaras de bronzeamento artificial são habitats perfeitos para vírus como herpes ou do papiloma humano (HPV).

5. Ao fazer uma tatuagem ou piercing. Um pouco como na depilação, o risco de contaminação depende das práticas de segurança e higiene do estabelecimento. As agulhas reutilizadas podem trazer hepatite B ou C e HIV, por isso nunca aceite que usem agulhas que não sejam novas.


GazetaWeb.com