Subscribe Us


 

Exercícios melhoram a sensibilidade, equilíbrio e força dos pés

Resultado de imagem para Exercícios melhoram a sensibilidade, equilíbrio e força dos pés


Sapatos apertados ou de bico fino podem ser responsáveis por muitos problemas nos pés. Uma das doenças é o Neuroma de Morton, uma lesão no nervo que muitas vezes precisa de cirurgia. O Bem Estar convidou dois especialistas para falar sobre as dores nos pés nesta terça-feira (16).

O ortopedista Caio Nery explicou qual o tipo ideal de sapato para evitar que a dor vire um problema cirúrgico e a fisioterapeuta Cristina Sartor mostrou um circuito de exercícios para relaxar e fortalecer os pés.

Uma das dicas dos especialistas é libertar os pés. São 28 músculos e 32 articulações que pouco exercitamos. Mantemos nossos pés muitas vezes em sapatos rígidos. Por isso, a importância de exercícios. Eles melhoram a sensibilidade, o equilíbrio e a força dos pés. Outra dica é andar descalço em lugar seguro.

Não há um sapato ideal para cada tipo de pé, mas quanto mais flexível, melhor. Quando não há alternativa e o único sapato que combina é aquele que cansa os pés, use-o por pouco tempo, sem andar e leve um confortável para troca.

A sapatilha é uma das opções para muitas mulheres e vários modelos são aprovados pela ciência, segundo a coordenadora do laboratório de biomecânica e postura humana da USP Isabel Sacco. “É um calçado que permite tanto a flexibilidade ao pé que a gente consegue usar todas as estruturas que esse pé tem. Todas as estruturas que o pé tem são úteis de alguma forma para absorver impacto, permitir melhor conforto”.

Entretanto, nem todas as sapatilhas são boas. “Temos que observar o solado. Num calçado mais rígido, a gente não consegue usar tudo que a gente tem e conta com o joelho, tornozelo, quadril e coluna para absorver o impacto, sobrecarregando outras articulações. É importante observar a forma da sapatilha. Se eu tenho uma forma muito estreita para acomodar um pé mais largo, não será adequado”, completa a coordenadora.

Neuroma de Morton

O Neuroma de Morton é uma lesão no nervo que passa no meio do pé, em geral por causa de pressões inadequadas nos pés. Ele só dói quando incomodado. Se deixamos de comprimi-lo, em poucos dias a inflamação mais intensa já melhorou e com ela os sintomas mais graves. Por isso, procure sempre sapatos confortáveis, que não apertam os pés. A cirurgia é o método mais efetivo, mas mesmo os pacientes operados podem ter novos neuromas se insistirem na manutenção dos hábitos considerados nocivos.

Bem Estar