Subscribe Us


 

Fórmula que Alagoas usou contra a crise é destaque no Fórum Nacional no Rio

No estado, novas estradas, hospitais e escadarias nas grotas são obras de maior visibilidade do governo de Renan Filho. Fora daqui, a história é outra. O equilíbrio fiscal de Alagoas, que se sobressai entre os demais estados do país, desperta interesses não só de economistas, mas também de outros governadores.
Na contramão da crise, o governo de Alagoas deve anunciar um reajuste de salários para os servidores nos próximos meses, e caminha para fechar 2017 com um dos maiores volume de investimentos públicos – proporcionalmente, é importante que se registre – do país.
A “fórmula” de Alagoas, considerado um dos Estados que melhor se adaptou à atual recessão econômica do Brasil, será um dos destaques da 29ª edição do Fórum Nacional.
O evento, que é promovido pelo Instituto Nacional de Altos Estudos, acontece nesta quinta e sexta (18 e 19) no Rio de Janeiro e terá como tema central “Recessão, crise estadual e da infraestrutura”.
O Fórum, segundo seus organizadores, pretende contribuir para uma melhor ordenação e compatibilidade das decisões públicas e privadas, relevantes ao crescimento brasileiro.
O governador Renan Filho participa do encontro e vai apresentar, durante o painel “Crise financeira estadual”, nesta quinta-feira, a tarde, a “receita” que usou em Alagoas, desde o início da sua gestão.
O painel do qual Renan Filho participa será coordenado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Também participam governadores do RJ, MG, SC, MT, DF e GO.
O caso de Alagoas
Além da apresentação do governador Renan Filho, o professor, economista e especialista em contabilidade e finanças públicas Raul Velloso apresentará o resultado de estudos feitos nos últimos meses em Alagoas com o apoio do secretário de Estado da Fazenda, George Santoro. “Em janeiro deste ano lançamos o Projeto de implantação do Sistema Integrado de Administração Financeira e Contábil do Estado [o Siafe] com a presença do Velloso. Desde novembro do ano passado ele vem se aprofundando nos números de Alagoas, estudando a situação fiscal do Estado como modelo”, explica Santoro.
Para Velloso, o Estado tem se destacado frente à maior recessão da história, também sinônimo de baixa arrecadação. “Alagoas tem uma história diferente dos outros Estados. Quando a atual gestão começou a situação era muito difícil. Há dois anos tem acontecido uma transformação. O déficit de caixa virou um superávit graças aos esforços de uma boa administração”, explica.
Em 2016, a receita tributária bruta de Alagoas foi a que mais cresceu no País. O Estado está investindo mais e com recursos próprios, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o Resultado Primário foi 54% maior que o apresentado em 2015. Entre vários benefícios fiscais concedidos, pautas tributárias foram revisadas, alíquotas ajustadas e a malha fiscal do Estado passou a ser mais trabalhada. Uma série de reuniões aconteceu em Brasília e durante a última visita do economista a Alagoas para discutir pontos como estes.
O Fórum Nacional será a consolidação de todo o trabalho de pesquisa e análise feito pelo economista Raul Velloso. Durante o evento, um panorama geral dos estados de todo o país será apresentado. Para o professor, esta edição é uma das mais valiosas já realizadas. “É particularmente importante por causa da crise aguda que atinge vários setores da economia. Será um espaço de reflexão para dar sugestões rumo à recuperação das finanças.”
E vai?
A dúvida essa altura é saber se em meio a “hecatombe” com o vazamento da delação do dono da JBS, Joesley Batista, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, vai poder comparecer ao evento. Até a noite desta quarta-feira, a agenda de Renan Filho estava mantida.
Por Edivaldo Júnior;gazetaweb.com