Subscribe Us


 

Escolas da rede estadual se mobilizam para II Encontro Estudantil

Evento integra o Dia D da Leitura, projeto de incentivo à leitura e de divulgação das obras de autores alagoanos lançado pela Seduc
As escolas estaduais estão a todo vapor para a segunda edição do Encontro Estudantil da rede estadual de Alagoas, que acontecerá em agosto. O evento, que estimula o protagonismo juvenil, teve seu edital publicado nesta quarta-feira (21) e contempla diversas atividades. Uma delas será o Sarau Encantos da Palavra Alagoana.

O evento também integra o Dia D da Leitura, projeto de incentivo à leitura e de divulgação das obras de autores alagoanos lançado pela Seduc e que terá seu ápice no dia 18 de julho. Até lá, a ação, que é alusiva à comemoração do bicentenário de Alagoas, será replicada em todas as Gerências Regional de Educação (Geres).


Uma das que já realizou seu sarau é a 13ª Gere, que contempla as escolas do Cepa, Bebedouro, Chã da Jaqueira e Alta Maceió. Para este evento foram enviadas 54 poesias. Na ocasião houve homenagens aos professores e a gestão das escolas, além de entrega de medalhas para os quatro alunos selecionados entre as quinze escolas estaduais participantes, cujas poesias vão participar do encontro estudantil.

A gerente da 13ª Gere, Mauricéia Lima, destacou a importância da seleção dos alunos e realização do Sarau poético como uma forma de estímulo à leitura e escrita. "Este é um momento muito rico e de imensa alegria ver os nossos alunos, inclusive os privados de liberdade, como é o caso dos alunos da Escola Estadual Paulo Jorge, participando desse sarau", afirmou Mauricéia.

Selecionados

Todos os participantes do Sarau também foram premiados e quatro estudantes foram selecionados para representar a 13ª Gere no Encontro Estudantil. São eles: Hevely Soares de Siqueira, Escola Moreira e Silva, 1º lugar; Myrian Giovana Viana, Escola Moreira e Silva, 2º lugar; Michel da Silva Santos, Escola Salete de Gusmão, em 3º lugar Jônata Ruan de Moura Silva, Escola Adeilza Maria, 4º lugar.


A coordenadora de Gestão de Ensino da 13ª Gere, Marijôse Albuquerque, explicou os critérios de avaliação usados na seleção das poesias. "Foram avaliados aspectos como coerência com o tema, correção gramatical, rima, criatividade e a originalidade. Tivemos uma grande participação dos alunos e isso nos alegra muito", destacou Marijôse.

Joseane Martins, diretora adjunta da Escola Moreira e Silva – que teve duas alunas no selecionadas para o concurso literário – falou do orgulho pelo resultado e de como o projeto se desdobrou na unidade de ensino.

“Ver a emoção de nossos alunos ao terem suas poesias declamadas e selecionadas dentre tantas produções que participaram do sarau foi incrível. Nossos professores de Língua Portuguesa desenvolveram um excelente trabalho, estimulando o interesse por esta tipologia textual entre os alunos. Foram tantas as produções  textuais que resolvemos desenvolver um projeto de leitura e escrita em nossa escola culminando com um Varal de poesias”, relatou a gestora.


A estudante Michele Bianca, da Escola Estadual Princesa Isabel, foi uma das 54 participantes do sarau. Ela falou de sua dedicação para elaborar a poesia. "Pesquisei referências sobre a história e cultura de Alagoas e tive a oportunidade de aprender um pouco mais sobre o meu Estado. Nunca tinha escrito uma poesia com tanta dedicação como essa e, realmente valeu muito a pena", disse a estudante, bastante orgulhosa.

Agência Alagoas