Subscribe Us


 

Unidades estaduais de saúde funcionam durante as comemorações do réveillon





Fonte: Agência Alagoas


A partir deste sábado (30), quando se iniciam as comemorações de réveillon, dando as boas-vindas a 2018, até o dia 1º de janeiro, as unidades mantidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) funcionarão para garantir total assistência a população. A assistência irá ocorrer normalmente nos cinco Ambulatórios 24 Horas, nos Hospitais Geral do Estado (Maceió) e Regional Daniel Houly (Arapiraca) e, ainda, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), unidades que prestam serviços essenciais.

HGE

O Hospital Geral do Estado, que é referência no atendimento de urgência e emergência e recebe demanda de todo o Estado, manterá as escalas de plantão durante a festa de final de ano. O atendimento nas Áreas Azul (recepção) Vermelha (trauma e clínica) e na Pediatria estará disponível 24 horas. Os horários de visitas permanecem o mesmo, a partir das 15 horas, a depender do setor a ser visitado. Como a unidade é voltada para os casos mais graves, a orientação é que a população só busque atendimento no hospital em casos de urgência ou emergência de maior gravidade. Os demais casos devem ser dirigidos aos Ambulatórios 24 Horas e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Samu

Em caso de necessidade como acidentes, infarto, Acidente Vascular Encefálico, Desacordado e problemas Cardiorrespiratórios, acionar o Samu pelo telefone 192 em Maceió e Arapiraca. A Sesau informa que o Samu só deve ser acionado nos casos de extrema necessidade e que a população evite os trotes, porque eles podem retardar o atendimento a outras pessoas que realmente estejam necessitando de cuidados.


Hospital Regional Daniel Houly (Arapiraca)

Responsável pelo atendimento dos moradores do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, o Hospital Regional Daniel Houly também funcionará normalmente no feriado de fim de ano. Haverá reforço nas áreas de cirurgia, ortopedia e anestesia, com plantões 24 horas. O hospital atende mensalmente 3.800 pessoas, chegando a 46 mil anualmente.

Hemoal e Hemoar

Os Hemocentros de Alagoas (Hemoal, em Maceió, e Hemoar, na cidade de Arapiraca), fecham para coleta durante os dois feriadões. Nessas unidades, somente o setor de entrega de bolsas de sangue irão funcionar para atender às solicitações do HGE e de outros hospitais públicos do Estado em casos de transfusões.