Subscribe Us


 

Sesau promove 309 cooperações técnicas nos municípios e fortalece Atenção Básica




Responsável por solucionar até 80% dos problemas de saúde, a Atenção Básica vem recebendo atenção especial da Secretaria de Estado da Saúde (Seasu). Prova disso é que os apoiadores da Gerência de Atenção Primária (GAP) realizaram 309 cooperações técnicas, no período de janeiro a dezembro de 2017.

Durante o trabalho, que foi feito nas dez Regiões de Saúde do Estado, 90 dos 102 municípios alagoanos foram contemplados. Isso representa, em termos percentuais, uma cobertura de 88,2%, segundo balanço divulgado pelo Setor de Estatística da Sesau.

Nas II, III, IV, VI, VIII, IX e X Regiões de Saúde, 100% dos municípios foram monitorados. O índice chegou aos 75% na I Região de Saúde, foi de 85% na V Região e de 59% na VII. Uma realidade que ocorreu em razão de problemas de mobilidade, uma vez que grande parte das Unidades Básicas de Saúde está localizada na zona rural, onde o deslocamento só pode ocorrer por meio de veículos com tração nas quatro rodas.



Itens inspecionados

Além de monitorar o cumprimento da carga horária dos profissionais que atuam no Programa Saúde da Família (PSF), os apoiadores da Sesau inspecionaram a estrutura física das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Também durante as inspeções, foram observados itens como a implantação do Prontuário Eletrônico, onde Jequiá da Praia aparece como destaque, já que 100% das suas unidades possuem o sistema.

Esse item, aliás, é avaliado pelos apoiadores da Sesau como um ponto primordial para melhorar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, o Prontuário Eletrônico é uma ferramenta criada pelo Ministério da Saúde (MS), que reúne os dados, histórico, procedimentos realizados e os resultados de exames dos pacientes.

Por meio dele, é possível verificar, em tempo real, a disponibilidade de medicamentos e, inclusive, o registro das visitas de agentes de saúde, qualificando o atendimento da Atenção Básica. Procedimento que é feito via internet, com transmissão 100% digital, possibilitando que o Ministério da Saúde confira on-line como estão sendo investidos os recursos do SUS na saúde da população.

Trabalho integrado

Diante do excelente resultado obtido ao longo de 2017, o gerente de Atenção Primária da Sesau, Rodrigo Luz, assegura que o monitoramento irá continuar ao longo de 2018. Para isso, segundo ele, a equipe técnica já realizou um planejamento e elaborou um cronograma de ações, visando apoiar as coordenações de Atenção Básica dos 102 municípios alagoanos.

“O papel dos técnicos da Atenção Primária da Sesau é prestar assistência técnica aos municípios, ajudando-os a assegurar que o PSF funcione adequadamente. Por isso, iremos trabalhar, arduamente, para intensificar as relações entre os entes federativos, qualificando a articulação e fortalecendo a Atenção Básica em Saúde das cidades alagoanas, já que ela age como ordenadora da Rede de Atenção à Saúde”, salientou Rodrigo Luz.

Fonte: Agência Alagoas