Subscribe Us


 

Delmiro vacinará toda população



As secretarias de Saúde de Delmiro Gouveia e do Estado (Sesau) estão traçando um plano de ação para vacinar todos os 48 mil moradores da cidade sertaneja contra a febre amarela. Delmiro é o primeiro município alagoano a receber recomendação do Ministério da Saúde para vacinação contra a doença.

“Antes de qualquer coisa, é preciso ressaltar que não há circulação de vírus em Alagoas. A recomendação do ministério é uma forma de bloqueio para evitar o surgimento de casos, mas não há registro de doentes, nem de primatas mortos”, afirmou a gerente de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Sesau, Daniele Castanha.

De acordo com ela, a decisão do Ministério da Saúde em imunizar os moradores de Delmiro é uma ação preventiva, devido à proximidade do município com a Bahia, onde há algumas cidades com registro da doença. A recomendação, segundo Daniele, é exclusiva para Delmiro, não abrange outros municípios da região sertaneja.

“Apenas os moradores de Delmiro devem ser vacinados, devido à possibilidade de contato com moradores de Paulo Afonso (BA) ou de outras cidades próximas daquele Estado. Não há motivo para pânico, nem de corrida aos postos de saúde, até porque o ministério ainda irá enviar as vacinas que serão aplicadas no município”, diz.

Segundo o secretário de Saúde de Delmiro, André Ramalho, a notícia de que os moradores devem ser imunizados contra a doença não provocou alarde no município. Ele afirma que o órgão recebeu uma quantidade de vacina nas últimas semanas e tem atendido à demanda da população.

Fonte: GazetaWeb