Subscribe Us


 

Hospital de Delmiro passa por reformas para modernizar estrutura física



Além de renovar os processos internos, com a implantação de uma nova gestão, o Hospital e Maternidade Antenor Serpa, no município de Delmiro Gouveia, Alto Sertão Alagoano, também está recuperando toda sua estrutura física. Paralelo ao aperfeiçoamento na humanização do atendimento e investimento em novos equipamentos, a instituição está passando agora pela terceira fase de modernização, com a reforma da fachada do prédio, que, desde 1993, não recebia melhorias, tudo graças às parcerias que têm sido firmadas junto aos municípios que integram a 10ª Região de Saúde.

Já está em andamento as reformas das fachadas referente à Administração e Pronto-Socorro do prédio, o que vai trazer valorização ao hospital. A reforma deve durar, em média, uns 20 dias, visto que além do revestimento cerâmico para as fachadas, a equipe responsável pela obra também está recuperando a parte de concreto e ferragens da estrutura dos ambientes, visando qualificar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que procuram o serviço de urgência e emergência da unidade hospitalar.


Para Ygo Costa, supervisor da unidade, o projeto renova a imagem do hospital e é importante, sobretudo, para a estrutura física. “As pessoas precisam perceber que o Hospital e Maternidade Antenor Serpa está passando por uma renovação. Está aperfeiçoando ideias, pensamentos e, principalmente, mostrando credibilidade. Ele está se organizando como nunca esteve nos últimos anos”, destacou.

Farmácia Satélite – O próximo passo depois de encerrada a reforma das fachadas, é iniciar a construção da Farmácia Satélite, que será localizada entre as áreas do Pronto-Socorro e a Clínica Médica do hospital. Ela terá o objetivo de estocar corretamente materiais e medicamentos e, por conseguinte, proporcionar uma assistência farmacêutica efetiva e direta aos sertanejos alagoanos que vivem nos municípios de Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas.

“Com a implantação da Farmácia Satélite, iremos ter a supervisão diária de um farmacêutico do hospital, possibilitando, assim, uma assistência ainda melhor, levando à racionalização e o controle do estoque de medicamentos, bem como, o aumento da eficiência do sistema de distribuição. Isso porque, os medicamentos passarão a ser classificados conforme as quantidades que realmente serão utilizadas pelos pacientes, evitando formações de estoques desnecessários nos setores e possíveis desperdícios”, ressaltou.

O hospital também terá uma nova área para guardar alimentos, utensílios e demais adereços domésticos, haja vista que a demanda da unidade hospitalar aumentou e, com isso, o local destinado a guardar os mantimentos enviados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), ficou insuficiente para o armazenamento dos mantimentos. De acordo com Ygo Costa, após a conclusão das obras do Hospital e Maternidade Antenor Serpa, também será realizada a reforma do Centro de Saúde, que fica ao lado da unidade hospitalar, pertencente ao Estado.

Fonte: Agência Alagoas