Subscribe Us


 

A Alagoana Rosinha da Adefal, é eleita presidente da Organização Nacional de Entidades de Pessoas com Deficiência Física

Rosinha da Adefal foi eleita Presidente da Organização Nacional de Entidades de Pessoas com Deficiência, a ONEDEF. A eleição aconteceu na noite deste sábado (14), durante a Assembleia Geral da entidade, no Rio de Janeiro.

A alagoana é eleita para o mandato de quatro anos, no qual vai continuar atuando na defesa das pessoas com deficiência de deficiência.

“ Não consigo expressar a felicidade de tal oportunidade, sei que tudo isso é resultado de uma vida de militância pela pessoa com deficiência, vou para o terceiro  mandato à frente da Onedef e vou me empenhar, como das outras vezes, para manutenção e efetivação dos direitos das pessoas com deficiência ”, emocionou-se Rosinha.

A ONEDEF com quase quarenta anos de fundação, com mais de oitenta filiadas, sediadas em todas as regiões do país. A instituição tem a missão institucional de mobilização e luta pela garantia e defesa dos direitos das pessoas com deficiência em todo país.


" Aqui nascem importantes garantias e direitos como a previsão constitucional do Benefício de Prestação Continuada e a  lei que garante aposentadoria com contagem de tempo especial para as pessoas com deficiência. Ter uma Alagoana à frente de tudo isso, me orgulha ainda mais, por poder representar nosso Estado”, comemorou a nova presidente da ONEDEF.


Já nas primeiras horas de seu mandato, Rosinha solicitou audiência ao Ministério da Saúde. Na pauta da reunião, medidas imediatas e enérgicas para combater epidemias como poliomielite e microcefalia que mais uma vez preocupa nossa população. 
“ Sei o significado de uma “simples” gotinha, pela falta dela hoje me encontro em uma cadeira de rodas e enfrento os obstáculos de uma sociedade não acessível. Não podemos deixar que mais crianças sofram com a poliomielite. Tem também a proliferação de um mosquito que causa a síndrome do Zica vírus e com ela várias patologias aos bebês, precisamos de campanhas de conscientização imediatamente, por isso já requeremos a nossa audiência ao Ministro da Saúde”, explicou a nova presidente. 
Composição da nova diretoria da ONEDEF.
PRESIDENTE
-Roseane Cavalcante de Freitas Estrela - Rosinha da Adefal (Alagoas)
VICE PRESIDENTE
-Carme Lucia Fogassa (Rio de Janeiro)
PRIMEIRA SECRETÁRIA
-Naise Pedrosa (Pernambuco)
SEGUNDO SECTETÁRIO
-Sidney de Oliveira (Rio de Janeiro)
PRIMEIRO TESOUREIRA
-Ana Maria de Lima Barbosa
(Paraiba)
SEGUNDO TESOUREIRO
-Ruth Rodrigues Goncalves (Rio de Janeiro)
CONSELHO FISCAL
-Maria do Amparo Souza Alves (Piaui)
-Maria de Fátima Fernandes Barbosa (Pernabuco)
-Lucimar Malaquias ( Distrito Federal-Brasília)
Suplente 
Ana Paula da Costa(Rio de Janeiro)
Rosivaldo Romão Bertolino (Rio de Janeiro)
Por: CM