Subscribe Us


 

Entre os dias 27 e 28 de Julho, Piranhas será mais uma vez palco para o Seminário Sertão Cangaço

Durante os dias 26 a 28 de julho, a Prefeitura de Piranhas através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realizará mais um Seminário Sertão Cangaço, evento que já é tradicional no município e reúne diversos historiadores.
O seminário será realizado no Centro Cultural Miguel Arcanjo, Centro Histórico, e irá reunir vários historiadores e pesquisadores de diversas regiões do Brasil, incluindo o Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. O evento tem como objetivo conhecer a origem do cangaço, o estilo e como que os cangaceiros agiam em seus ataques que virou história e tornou-se cultura em todo o Sertão Nordestino.
O evento irá proporcionar aos participantes grandes conhecimentos através de palestras, apresentações culturais e mesas redondas, discutindo o cangaço, a cultura e o turismo.
No dia 26, será realizada a abertura do Seminário Sertão Cangaço, com a participalção da Prefeita de Piranhas, Maristela Sena Dias e da Filarmônica Mestre Elísio. Logo após, será iniciada uma mesa redonda discutindo os “80 anos de Angico”. No mesmo dia, também será realizada o lançamento dos livros “Mulheres Guerreiras”, “O Retorno dos Cangaceiros” e “A Maior Batalha”. O encerramento fica por conta de apresentações culturais.
No dia 27, serão realizadas diversas palestras, como “Armas de Cangaço” com o historiador e documentarista, João Marcos Carvalho, “Arqueologia documental do Cangaço: armamentos nos retratos do Sertão” com o palestrante, Cavo Casarim Cassiano, “Projeto Persigas e Brigadas: atualizações” e “Sítio Escola Fazenda Patos” com o palestrante Professor Dr. Leandro Duran. Em seguida, será realizado o lançamento do livro “Lampião, O Cangaço e Outros Fatos no Agreste Pernambucano”, do escritor Junior Almeida. Logo após, serão feitas apresentações de trabalhos acadêmicos, documentários e roda de conversa, tendo a finalização com apresentações culturais.
O encerramento do Seminário Sertão Cangaço, que será no dia 28, será marcado com a Missa do Cangaço na Grota de Angico e apresentações culturais no Espaço Ecológico Angicos.
As inscrições para participação no evento são gratuitas, com direito a certificado e podem ser realizadas no link a seguir: https://doity.com.br/seminario-sertao-cangaco-2018
Prefeitura de Piranhas, trabalhando juntos por uma cidade melhor.


Por: Ascom Piranhas