Subscribe Us


 

Alagoas Avança na Educação Básica aponta MEC



O ensino na rede pública estadual de Alagoas foi um dos destaques no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação (MEC).

Além de Alagoas, os estados do Ceará, Goiás, Piauí e Tocantins também se destacaram por proporcionarem mais ganhos de aprendizagem aos seus estudantes, em ambos os componentes avaliados e em todas as etapas avaliadas, quando se compara as edições de 2017 e 2015.

Os dados foram apresentados, nesta quinta-feira (30), pelo ministro da Educação, Rossieli Soares.

O Saeb avalia o desempenho da aprendizagem dos alunos das redes pública e privada no Brasil.

A avaliação do Ministério da Educação mostra ainda que Alagoas foi um dos nove estados, dentre os 27 da Federação, que conseguiram aumentar a proficiência em língua portuguesa.

A edição de 2017 do Saeb foi a primeira a avaliar os concluintes do ensino médio da rede pública de forma censitária. Também foi inédita a participação voluntária das escolas privadas com oferta da 3ª série do Ensino Médio por meio de adesão.

Mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio, de mais de 70 mil escolas foram avaliados com testes de Língua Portuguesa e Matemática. Também foram aplicados questionários para diretores, professores e estudantes. 80% das escolas participantes cumpriram os critérios estabelecidos e terão seus resultados divulgados.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao MEC realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.

Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país, de modo a oferecer subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas com base em evidências.

As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar (como fluxo e evasão), compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) cujo resultado deve ser divulgado na próxima segunda-feira (3)

Por: Tribuna Hoje