Orientação agora é para esperar 28 dias entre as aplicações. Secretaria de Saúde diz que medida foi tomada após redução da quantidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou neste domingo (25) que o prazo para a aplicação da segunda dose da CoronaVac foi ampliado de 21 para 28 dias. A medida foi tomada após a redução de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) para Alagoas. Quem deixou para tomar a vacina com intervalo de 21 dias precisa contar mais sete dias para tomar a segunda dose.
A orientação da Sesau é para que a população preste atenção na data que consta no cartão de vacinação. “Caso no cartão de vacinação a segunda dose esteja marcada para a próxima segunda-feira, dia 26 de abril, agora esta pessoa deve procurar os pontos de vacinação no dia 3 de maio”, explica.
Um estudo feito no início do mês pelo Instituto Butantan, que produz a vacina em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, comprovou que a eficácia da CoronaVac pode chegar a 62,3% com um intervalo de mais de 21 dias entre as duas doses da vacina.
Em nota, a Sesau informou que a decisão de ampliar o prazo das doses foi em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL). A resolução será publicada em edição suplementar no Diário Oficial do Estado (DOE).
Neste domingo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) publicou uma nota para informar que, até esse momento, só recebeu 8.790 doses e que a imunização no município pode ser prejudicada pela falta de vacinas.
Maceió chegou a suspender por duas vezes a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19.
Com o novo prazo, o Governo do Estado espera ganhar tempo até que o Ministério da Saúde envie novas vacinas para garantir a aplicação da segunda dose do imunizante em Alagoas.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...