Pela primeira vez na história, o estado de Alagoas contará com a superintendência de políticas para os povos originários. A pasta, que faz parte da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), será comandada pelo indígena Maynamy José, da tribo Xucuru-Kariri, de Palmeira dos Índios.
O superintendente Maynamy assume com o objetivo de auxiliar na construção de políticas em favor dos povos tradicionais do estado e no combate às desigualdades social e racial.
“O espaço inaugura no âmbito estadual, a voz dos povos indígenas no combate à desigualdade e ao racismo étnico, ambiental e demais formas de violência frente ao desmonte de políticas públicas federais dos últimos anos. Por isso, torna-se uma importante missão contribuir para o desenvolvimento e implantação de políticas públicas que amenizem os efeitos danosos do processo de colonização”, disse Maynamy.
O indígena classificou a criação da superintendência como um marco histórico e parabenizou o governador Paulo Dantas e a secretária da Semudh, Maria Silva, pela importância dada aos povos tradicionais e abertura para ouvir as demandas desta população.
Para a secretária da Semudh, Maria Silva, o novo superintendente terá um trabalho fundamental nas pautas. “A superintendência também engloba outras comunidades do nosso estado, como os quilombolas. São pautas essenciais da Semudh que estarão sob mãos capazes e que possuem representatividade para esta missão, disse.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...