De acordo com informações preliminares, os corpos não são de indígenas. As investiações das execuções ficam a cargo da Polícia Federal
Mais oito corpos foram encontrados na Terrra Indígena Yanomami, no estado de Roraima. De acordo com informações preliminares, os mortos não seriam indígenas, o que aponta para uma possibilidade de retaliação contra garimpeiros.
A Polícia Federal (PF) está encarregada das apuração das mortes. Os corpos foram encontrados nessa segunda-feira (1º/5) em Uxiu, na Terra Indígena Yanomami, durante um sobrevoo da corporação.
Procurado, o Ministério dos Povos Indígenas afirmou ao Metrópoles que aguarda informações das autoridades locais em campo. “Até o momento, não temos informações confirmadas”, completa a pasta.
Conflito
No último sábado (29/4), um indígena Yanomami morreu e outros dois ficaram feridos após ataque de garimpeiros. A informação foi confirmada pelo líder indígena Júnior Yanomami, nas redes sociais.
Um dos alvejados é um indígena que trabalha como agente de saúde na região de Uxiu. Os feridos foram resgatados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami e estão em estado grave.
Nessa segunda-feira (1°/5), uma comitiva do governo federal chega a Roraima para acompanhar o caso e visitar os indígenas baleados. O grupo se reuniu com autoridades de Roraima para definir ações de combate aos crimes violentos em garimpos ilegais.
0 Comentários
Deixe aqui o seu comentário...