Segurança Pública: Alagoas registra o segundo melhor setembro da série histórica

 


 

Com reforço das ações de monitoramento e combate à criminalidade por parte das forças de segurança, o mês de setembro fechou com queda nas mortes violentas intencionais (MVI) e crimes patrimoniais em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 101 casos registrados este ano contra os 102 em 2022. Todos os dados sistematizados foram apresentados nesta quinta-feira (5) pelo governador Paulo Dantas ao lado da cúpula da Segurança Pública. 


Os dados foram apurados pelo Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública (NEAC/SSP), sendo este o segundo melhor setembro desde o início da série histórica. "Todos sabem que durante a pandemia as pessoas ficaram em casa, houve também essa circunstância que facilitou o ano de 2021, mas agora nós estamos no pós-pandemia, não é mesmo? Assim, melhorando mês a mês e a gente vai buscar esses resultados positivos a todo momento", destacou o governador.

O governador destacou ainda que outro dado muito importante foi que Alagoas registrou uma queda de 31% nos roubos na rua. "O melhor resultado da história foi no mês de setembro de 2023. Esses números, repito, vem sendo aferidos desde 2012. Até agora foi o melhor mês de toda a série histórica comparado com o setembro e a gente fica extremamente feliz. Da mesma forma foram reduzidos os roubos as residências, com 33% a menos", analisou.

Também foi destacado pelo governador a redução de assassinatos na capital do estado. Em Maceió, foram 41 MVI em 2022 e 37 esse ano, além de reduzir o número de roubos de motocicletas (11,83%) e roubos de veículos de passeio (35%). Na capital os números também são de redução dos roubos. Sendo menos 20,71% nos roubos de rua e 60% nos roubos a residências.

RESULTADOS
O secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, comemorou o fato de Alagoas não ser relacionada entre os estados mais violentos do país que receberão a Operação Paz do Ministério da Justiça. "Eu tive na segunda-feira no lançamento do programa Enfoc do Ministério da Justiça e eles apresentaram o programa da Operação Paz, que será realizada nos 12 estados mais violentos do país e Alagoas não está neste ranking. Isso é um certificado de que estamos indo bem na gestão de segurança pública", afirmou. 

Uma outra notícia celebrada pelo secretário é a de que Alagoas assegurou a aplicação de R$ 149 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública do Governo Federal. "Verba que vai ser investida no enfrentamento da criminalidade em especial a homicídio. Na proteção da mulher e na melhor qualidade de vida do policial alagoano", acrescentou.
 

O secretário executivo de Gestão Interna da Segurança Pública,  José Carlos dos Santos destacou que o alagoano pode confiar nos dados estatísticos apresentados pelo governo, pois segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Alagoas lidera no quesito transparência. "Há uma redução da criminalidade e os alagoanos podem confiar e acreditar, porque os nossos dados estatísticos de Alagoas é o melhor do Brasil. E esse título de melhor do Brasil não é um título que nós nos autoconcedemos. É o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, uma autoridade de lei de segurança pública, que analisou todos os estados e chegou à conclusão que Alagoas é o estado mais transparente". 

Postar um comentário

0 Comentários