Subscribe Us


 

Bispo volta a suspender ordens sacerdotais de Padre Sizo de Santa Teresinha

O padre Sizino Lemos Telles Júnior, conhecido como “Sizo de Santa Teresinha”, teve outra vez as ordens eclesiásticas suspensas por tempo indeterminado pelo bispo da Diocese de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Fontes de Matos. A decisão que aconteceu no início desse mês foi comunicada ao sacerdote no dia 10 de julho deste ano.

O motivo da decisão diocesana não ficou claro, mas pode estar relacionado ao desentendimento do bispo com o padre por conta do Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus, construído pelo sacerdote em um terreno da família dele, localizado em Mata Grande, sua cidade natal.  Dom Dulcênio quer que o sacrário milionário seja entregue à diocese para que ela o administre, mas Sizo não aceita.

A desavença entre os dois é tão grande que até o comunicado da suspenção do padre sertanejo, o bispo teria pedido para que fosse realizado pelo bispo da Diocese de Palmares - PE, Dom Henrique Soares da Costa. Com o afastamento, Sizo não poderá mais realizar nenhuma atividade sacerdotal, como celebração de missa, casamento e batizado.

Com exclusividade ao portal Minuto Sertão, o padre sertanejo disse que está cansado da situação entre ele e o bispo e que não vai mais recorrer da decisão da Diocese junto à Santa Sé. “Vou continuar usando minha batina e respeitando a Igreja Católica. Também vou permanecer cuidando das obras do santuário e recebendo os romeiros que nele chegam todos os dias”, disse Sizo.

Revoltados com a suspensão, centenas de romeiros estão indo ao santuário de Santa Teresinha, em Mata Grande, para consolar o padre de 50 anos de idade que da primeira vez em que foi afastado entrou em depressão por ter sido proibido de realizar missas e quase chegou a desistir de lutar pela reabilitação de suas ordens sacerdotais.

A primeira suspensão do sacerdote de suas funções aconteceu em 2009, também por decisão de Dom Dulcênio Matos, que na ocasião tinha acabado de assumir o comando da Diocese. O motivo teria sido a construção do santuário de Santa Teresinha, que na época estava no início das obras. O bispo teria suspendido as ordens sacerdotais de Sizo por causa da resistência dele em repassar o santuário para a Diocese.

Em 2012, A Santa Sé decidiu pela reabilitação das ordens de Padre Sizo e determinou que Dom Dulcênio o reabilitasse, depois que o mesmo cumprisse o ano sabático, que na Igreja Católica é o período em que os sacerdotes recebem “folga” de 12 meses para se submeterem a uma reciclagem religiosa.

Sizo cumpriu sua sabatina no Mosteiro dos Carmelitas Descalços, no município de São Roque, em São Paulo. Quando voltou para Mata Grande, em dezembro de 2012, foi recebido com uma festa preparada por milhares de romeiros. Não demorou muito para que voltasse a realizar suas romarias e para que os fiéis voltassem a visitar com frequência o santuário de Santa Teresinha.

Desde então o bispo já tinha sinalizado nos bastidores que estava insatisfeito com as romarias promovidas por Padre Sizo e com a resistência dele quanto à intervenção da Diocese na administração do santuário.

A reportagem falou com Dom Dulcênio e ele explicou que não houve uma nova suspensão de Padre Sizo, pois o mesmo já estava afastado desde a primeira vez. O bispo também falou que por determinação da Congregação para o Clero quem está à frente do caso do sacerdote matagrandense é o bispo da Diocese de Palmares - PE, Dom Henrique Soares da Costa.

Questionado sobre as desavenças com o padre, Dom Dulcênio preferiu não falar sobre o assunto. Dom Henrique não foi localizado via telefonema para falar sobre o caso.

Por Jota Silva - Minuto Sertão