Xucurus Cariri de Palmeira dos Índios são beneficiados com entrega de sementes

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), em conjunto com o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), realizou nessa quinta (22) e sexta-feira (23) a entrega de 3,4 toneladas de sementes de milho e feijão em oito aldeias indígenas da etnia Xucurus Kariri, em Palmeira dos Índios, Agreste do Estado. Cerca de 300 famílias foram beneficiadas com as sementes.

A entrega foi possível graças ao trabalho da Comissão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Indígena da Emater-AL, formada pelos técnicos do Instituto que são indígenas e foram aprovados no processo de seleção de bolsistas, Marcelo Máximo, Antonio Militão e Josernisse Fernandes. Eles realizaram a articulação para que os Xucurus Kariris tivessem acesso à distribuição do Programa das Sementes da Seagri.

É essencial que os índios recebam essas sementes tratadas para que possam aumentar a produção de alimento, pois nas aldeias eles vivem e dependem somente da mãe terra e essa ação vem para ajudar na alimentação própria, mas também na renda pois o excedente será comercializado”, explicou o técnico extensionista Marcelo Máximo.
Ao todo cinco toneladas de sementes já foram entregues às comunidades indígenas de sete etnias diferentes em todo Estado. A expectativa e que ao final do processo de distribuição de sementes sejam beneficiadas 69 comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas de 35 municípios alagoanos.

O trabalho faz parte do Programa de Distribuição de Sementes do Governo do Estado desenvolvido pela Seagri em parceria com a Emater-AL que após a distribuição dará continuidade as atividades com as comunidades tradicionais, prestando serviços de Ater para essa parcela da população.
 
 Agência Alagoas