Subscribe Us


 

Alagoas: Reeducandos discutem formas de combate à violência contra a mulher

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, deu origem a uma série de atividades no sistema prisional alagoano, neste mês. Seguindo o calendário de atividades, na noite de quarta-feira (22), os reeducandos do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) participaram de uma palestra, na qual discutiram formas de combater a violência, sobretudo, com agressões em desfavor das mulheres.

O objetivo da iniciativa, idealizada pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris), é conscientizar os custodiados sobre a importância de combater esse tipo de crime. A palestra foi ministrada pela professora e doutora do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Elaine Pimentel, sempre presente aos eventos ressocializadores.

Além da violência contra mulher, durante a palestra também foi abordada a importância da legislação para assegurar a dignidade da pessoa humana. A supervisora de Educação da Seris, Genizete Tavares, comenta que a iniciativa contribui para disseminar boas práticas dentro e fora do âmbito prisional. Para ela, é imprescindível manter os cidadãos conscientes sobre as desigualdades de gênero.

"Devemos promover a construção de uma cultura da não violência contra a mulher. Realizar essa ação em um presídio masculino contribui com toda a sociedade. A intenção é que eles percebam que a violência não é apenas a agressão física, mas também a verbal. Independentemente da forma, ela deve ser combatida", concluiu a supervisora.


 Agência Alagoas