Subscribe Us


 

Comovidos após acidente, voluntários lotam Hemocentro para doação de sangue


Desde o começo da manhã desta sexta-feira (31), centenas de pessoas já compareceram ao Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) com o propósito de atender ao apelo para doar sangue em benefício, principalmente, às vítimas do trágico acidente entre os ônibus escolares que matou seis e deixou 44 feridos. Devido à grande demanda, a direção decidiu abrir prédio neste sábado (01), das 7h às 13h, de maneira excepcional.
Como o espaço é pequeno, as equipes de plantão no Hemoar estão se dividindo para dar conta de tanto trabalho. A solidariedade das pessoas impressiona e até emociona quem está de serviço.
A supervisora do instituto, Valdeni Pessoa Veiga, disse lamentar, apenas, a falta de espaço para comportar tanta gente que deseja ajudar. "Carros estão chegando cheios o tempo todo e parando aqui na porta. Todos querem colaborar e doar sangue. Estamos muito agradecidos e, por isso, decidimos abrir no fim de semana para fazer o cadastro de todos os que chegarem", afirma.
Comovidos após acidente, voluntários lotam Hemocentro para doação de sangue
FOTO: PATRÍCIA BASTOS

































Até umas 10h30, a supervisora informou que haviam sido feitos 180 cadastros de voluntários para doação de sangue. A média de atendimento do Hemoar, diariamente, nem chega a metade deste quantitativo. Há um pedido especial para reforçar o estoque de sangue com fator Rh negativo, que chegou a zerar na unidade. Com a procura, algumas doações desta tipagem já chegaram.
A direção do Hemoar pede à população que não deixe de doar sangue também durante a semana. "Precisamos estar com o estoque sempre abastecido para qualquer eventualidade, assim como esta emergência que aconteceu ontem. A necessidade é diária", avalia.
Comovidos após acidente, voluntários lotam Hemocentro para doação de sangue
FOTO: PATRÍCIA BASTOS

































Integrantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) também foram deslocados e estão de prontidão para reforçar a equipe da unidade em Arapiraca. A equipe que trabalhará neste sábado também contará com um número a mais para dar conta da demanda espontânea.
A doação está contando com o suporte da unidade móvel. Os voluntários só devem se dirigir ao Hemoar e não para as cidades onde moraram as vítimas, no caso Junqueiro e Teotônio Vilela.
Ajuda
Em nota, a direção da Facima e da FAA-IESA (faculdades de Maceió) se solidarizam com as vítimas e os familiares que perderam seus entes queridos no acidente entre os dois ônibus ontem, próximo ao município de Arapiraca. As instituições iniciaram uma campanha nas redes sociais para incentivar a doação de sangue.

GazetaWeb.com