Subscribe Us


 

Aprender a andar no salto alto pode diminuir o desconforto nos pés e no corpo


Uma pesquisa mostrou que 95% das mulheres sentem dor quando usam salto alto. Entretanto, aprender a andar no salto pode diminuir o desconforto. Segundo o ortopedista Caio Nery, a dor no pé pode ter reflexo no corpo todo. Ele lembra que o salto pode alterar o padrão de postura, da marcha, pode causar doenças que deformam o pé, como dedo em garra, joanete, dedo em martelo, e também pode dar dores no joelho.

Por isso, o Bem Estar desta quinta-feira (6) convidou um especialista para ensinar truques de elegância com saúde. Namie Wihby é diretor de passarela e explicou que a bolsa pode atrapalhar a postura com o salto, por exemplo. O segredo é praticar. “O ideal é sempre exercitar em lugares fechados também. A ideia é você, dentro de casa, ir do quarto para a sala, da sala para cozinha. Você vai treinando e se acostuma com o hábito do pisar. É importante alinhar a cabeça com o corpo. Sem deixar ela pender para um lado. Deixe sempre a cabeça reta.”

Caio Nery lembra que algumas atitudes ajudam quem usa salto. Fazer o alongamento nos pés evita o encurtamento do músculo da panturrilha e do tendão do calcanhar. Também é importante usar palmilhas e alternar o salto alto com calçado mais baixo.

Salto alto também pode provocar alguns problemas, como bolhas. A estomaterapeuta Suely Truler faz um alerta: nunca estourar as bolhas. Tenha cuidado com feridas que não fecham, pois podem ser um sinal de uma doença sistêmica, como diabetes.

Esporão, joanete e fascite plantar

O esporão de calcâneo é uma evolução de uma fascite plantar. O excesso de peso e o uso incorreto dos calçados podem causar o esporão, que é o crescimento de um ossinho no calcanhar, onde a fáscia plantar se prende. Nem sempre o esporão vai causar dor, mas uma pessoa que começa a correr de repente ou aumenta muito a intensidade dos treinos, pode sentir dor nesta região.

O joanete é uma protuberância na lateral do dedão do pé que pode ser causada pelo uso do salto. A recomendação é usar um calçado que não pressione o osso. Dependendo do caso é recomendada a cirurgia.

Fascite é uma inflamação aguda da fáscia plantar. Quando sobrecarregada, ela inflama e causa dor. Essa dor pode estar localizada apenas no calcanhar ou no arco do pé e algumas vezes irradiar para outras regiões, como tornozelos, dorso do pé e tendão de Aquiles.

Projeto Ímpar

O Bem Estar mostrou uma iniciativa que surgiu para resolver o problema de quem sofreu com a amputação de uma das pernas ou pés. Essas pessoas tinham que comprar o par de calçados e descartar um deles. O projeto faz a ponte entre a indústria e quem só usa um pé do calçado.

Hoje estão disponíveis 1.029 unidades. Para conseguir os calçados, as pessoas unípedes podem se cadastrar pelo site (clique aqui e acesse o site). Os sapatos são enviados pelo correio.


Bem Estar