Subscribe Us


 

Ato marca lançamento de campanha de prevenção a acidentes de trabalho


Um ato realizado na orla de Pajuçara, em Maceió, na manhã desta segunda-feira (3), lembrou as vítimas de acidentes de trabalho no mundo e marcou o lançamento da campanha "Abril Verde" em Alagoas.

O movimento tem como proposta informar e sensibilizar sobre a importância da  prevenção e da redução dos acidentes de trabalho. Nesta manhã, os organizadores do Abril Verde fincaram 200 cruzes na areia da praia.

Na próxima sexta-feira, será realizada uma ação  na cidade de Arapiraca, no auditório do Sesi, com palestras de esclarecimento sobre os riscos e as consequências que os acidentes laborais podem causar ao trabalhador.

Já no dia 28 de abril, data escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para celebrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho, será realizado, um ciclo de palestras no auditório da Casa da Indústria.

O Movimento Abril Verde é resultado de uma parceria entre o Serviço Social dá Industria (Sesi), Serviço Nacional de.Aprendizagem Industrial (Senai), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e o Grupo Prevencionistas.

NÚMEROS

O Brasil registra anualmente mais de 700 mil acidentes de trabalho, 550 mil deles com Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) registrada. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2013 cerca de 271 mil trabalhadores ficaram mais de 15 dias afastados do trabalho em virtude de acidente de trabalho ou doença ocupacional. Há ainda o registro de 14.800 casos de invalidez permanente e 2.800 mortes, todos relacionados a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais.


GazetaWeb.com