Subscribe Us


 

Educação: secretário destaca responsabilidade no emprego de recursos federais


O Governo do Estado tem valorizado cada centavo oriundo de recursos federais para empregar em Alagoas e melhorar o aprendizado dos estudantes da rede pública. A afirmação foi feita pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, ao participar, na segunda-feira (10), do evento FNDE em Ação que contou com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Silvio Pinheiro.

O encontro é uma inciativa da autarquia do Ministério da Educação, que busca aproximação com os gestores municipais. O FNDE em Ação contou, entre oustras personalidades, com o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Durante o evento, o titular da pasta estadual da Educação relembrou o problema na aplicação dos recursos para a construção das creches e de outras obras no interior de Alagoas.

“Aqui [no estado] aconteceu um problema que foi consequência de uma licitação nacional, onde muitas escolas e creches seriam construídas advindas desta licitação, mas, no meio do processo, a empresa declarou falência e prejudicou uma obra até 90% pronta”, afirma Barbosa.

“Após abandonada, quando a obra é retomada, ela volta a estaca de 20%, e ainda tem um agravante: como se trata de um método construtivo não convencional, não existe uma outra empresa que possa fazê-la, e isso é o que precisa ser resolvido. Nossa aliança é vital para que nós possamos melhorar a educação no estado de Alagoas e melhorar os indicadores”, completou o secretário.

De acordo com o presidente do FNDE, o órgão já está buscando novas alternativas para dar continuidade às obras, credenciando novas empresas capacitadas.

“Algumas das obras foram realizadas em mais 70%, o que já se caracteriza como fase de acabamento. Acreditamos que através de um descredenciamento, associado a uma portaria que já está sendo estudada com a Procuradoria-Geral da República e do Tribunal de Contas da União, para dar continuidade e entregar as obras”, relata Silvio Pinheiro.

O secretário Luciano Barbosa ressaltou ainda o programa Escola 10, que mobiliza os municípois em busca do ensino de qualidade e relembrou que a rede pública municipal é responsável por ofertar 95% das matrículas do Ensino Fundamental I e 75% do Ensino Fundamental II e, por isso, “tem uma extrema importância no desenvolvimento e crescimento dos índices no estado”.



Agência Alagoas