Subscribe Us


 

Pariconha/AL, completa 25 anos de Emancipação Política nesta sexta-feira (7), confira a programação festiva


Nesta sexta-feira, 7 de março, o município de Pariconha, no sertão alagoano, comemora 25 anos de emancipação política. Pariconha tem uma população  de 10.674 habitantes, segundo  estimativa de dados de 2016,  realizado pelo IBGE.  

A história de Pariconha teve  início no século XIX, quando as famílias Teodósios, Vieira, Viana e Félix iniciaram sua povoação, estabelecendo-se com a agricultura e a pecuária, principalmente com a criação de animais de pequeno porte. Fixando-se numa localidade denominada "Povoado Caraibeiras dos Teodósios", às margens do rio Moxotó, a família Teodósios até hoje tem lá seus descendentes. Já o restante das famílias colonizadoras da região se estabeleceram no local onde hoje está a sede do município.

Cerca de vinte anos após a chegada desses primeiros colonizadores, um grupo de tribo de índios Geripancós, originários do município de Tacaratu, em Pernambuco, instalou uma aldeia na serra do Ouricuri, nas proximidades da atual cidade. O Distrito Judiciário de Pariconha e ser Cartório de Registro Civil foram criados prla Lei 2.240, de 1° de maio de 1962, embora este último só tenha sido instalado dez anos depois. Pertencente ao município de Água Branca, a comunidade passou à condição de município em 5 de outubro de 1989 pela Constituição Estadual, quando foi desmembrado de Água Branca, tendo sua emancipação realizada em 7 de abril de 1992.

Segundo conta a história, no local onde cresceu a cidade havia um ouricuzeiro cujos frutos continham duas conhas como eram chamadas as polpas desse fruto, que popularmente ficou conhecido como "par de conhas" e, com o tempo, houve uma junção que derivou o nome Pariconha.

PROGRAMAÇÃO 25 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PARICONHA:

06:00 h – Alvorada;
08:00 h – Hasteamento dos Pavilhões;
08:10 h – Entoação dos Hinos;
08:25 h – Apresentação da Orquestra Santa Cecília;
09:00 h – Inauguração da Reforma do Centro Administrativo Paulo Andrade;
10:00 h – Inauguração da Quadra de Esportes do Povoado Marcação;
10:15 h – Jogo Esportivo de inauguração;
14:00 h – Atividades lúdicas/esportivas:
 Corrida ciclística;
 Corrida de jegue;
 Maratona;
17:00 h – Missa em Ação de Graças;
18:00 h – Pau de sebo;
18:30 h – Bingo gratuito;
21:00 h – Atrações musicais

 Shows de artistas locais
 
Forró Chamega  e  Banda  Na Cola
 

Por Redação Blog Adalberto Gomes Notícias