Subscribe Us


 

Veja quais categorias paralisam atividades na greve geral desta sexta




A greve geral organizada para a próxima sexta-feira, dia 28 de abril, em todo o país, contra as reformas da Previdência e trabalhista, deve ter a adesão de diversas categorias em Alagoas e pode mudar a rotina de muita gente.

A manifestação pretende demonstrar insatisfação com as mudanças na legislação propostas pelo Governo Federal, que tramitam na Câmara e Senado. De manhã, segundo o presidente do Sindprev, Cícero Lourenço, serão realizados atos em alguns setores e, à tarde, será realizada uma grande caminhada a partir das 15h. A concentração será na Praça do Centenário, no Farol, e o ato segue até a Praça dos Martírios, no Centro.

Em Alagoas, já estão confirmadas na paralisação as seguintes classes:

Rodoviários

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário (Sinttro) irá se reunir na tarde desta terça para definir como a paralisação dos coletivos será feita. Serão definidas questões como horários, linhas de ônibus que irão participar e como acontecerá o protesto.

Bancários

O Sindicato dos Bancários de Alagoas também entrará na paralisação, fechando todas as agências de Maceió e de Arapiraca. Em relação às agências de outras cidades, o presidente do sindicato, Jairo França, disse que a participação é facultativa.

Educação

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) informou que todas as instituições ligadas ao sindicato irão participar da paralisação, e as escolas municipais e estaduais ficarão fechadas o dia inteiro nesta sexta-feira (28). 

Policiais Civis

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) também vai aderir à greve geral durante todo o dia. Os policiais comparecerão a um ato às 8h na Central de Flagrantes no bairro do Farol, e às 15h irão participar do protesto.

Ufal

Professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irão se reunir e parar as atividades pela manhã, na sexta (28), e na parte da tarde, todos os setores se juntarão no ato que acontecerá às 15h na Praça do Centenário.

Ifal

Os servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) também vão aderir. Segundo o presidente do sindicato, Hugo Brandão, a meta é parar todos os campi do Ifal no dia 28. Haverá também uma concentração no campus do Poço, às 7h da sexta-feira, para todos os servidores. 

Correios

Os trabalhadores dos Correios iniciam uma paralisação em todo o país por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (27), e participam da greve geral do dia 28. Nesta quarta-feira (26), às 19h, haverá uma assembleia para aprovar a paralisação no Brasil inteiro.

Servidores municipais

Os servidores administrativos do Município de Maceió, além da greve geral, terão uma tenda no Centro onde farão assembleias para definir questões particulares da categoria.

Além desses sindicatos, aderem à greve geral os trabalhadores em seguridade social (INSS), setor químico e petroleiros, servidores federais da Fazenda, urbanitários e trabalhadores rurais. Ainda discutem a participação os servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, portuários, servidores da Secretaria da Fazenda e guardas municipais.


TNH1