Subscribe Us


 

Abertura de Comporta da Usina de Xingo, não há o que comemorar

Foto: Adalberto Gomes
Várias pessoas compartilharam em rede social a abertura de uma das comportas da Usina Hidroelétrica de Xingó na manhã desta terça, 23. Em suas postagens as pessoas comemoravam e relacionavam a abertura da comporta as chuvas que caem na região.

Mas na verdade não há o que comemorar, a abertura da comporta não está relacionada com as chuvas, mas sim a grave crise hídrica que atinge a bacia do São Francisco. A abertura das Comportas é um teste para a redução da vazão do Rio para 650 m³/s, é o que explica o vice-presidente do Comitê da Bacia do Rio São Francisco....Maciel Oliveira.

"Esse vertimento não é noticia boa, porque o que está vertendo não é excedente, não tem nada a ver com a chuva, ao contrário, é a falta da chuva. A situação hidrológica da bacia do São Francisco é a pior possível, há a possibilidade de nós iniciarmos setembro com Sobradinho utilizando o volume morto pela primeira vez na história. O que a CHESF está fazendo são os testes para a diminuição da vazão.

Para isto, uma turbina, só passa 440 m³/s, o complemento não poderia passar em outra turbina. Então esta funcionando apenas uma turbina, passando 440 m³/s e vertendo 210 m³/s, completando assim os 650 m³/s a vazão mais baixa da história." afirmou Maciel.