Subscribe Us


 

Diagnóstico precoce é fundamental para tratar cardiopatias congênitas

Resultado de imagem para Diagnóstico precoce é fundamental para tratar cardiopatias congênitas
Cerca de 28 mil crianças nascem com má formação cardíaca todos os anos no Brasil. Muitas delas vão do parto direto para a UTI. O diagnóstico precoce é fundamental, como explicou o cardiologista e consultor do Bem Estar Roberto Kalil no programa desta sexta-feira (12). Quando é grave? Quando passa? A pediatra e consultora Ana Escobar também participou e falou sobre zika e a luta das mães que tiveram bebês com microcefalia.
Não existe uma causa bem definida que possa explicar as cardiopatias congênitas. Na maioria dos casos, cerca de 80%, não há explicação. Quanto mais cedo os pais souberem, melhor. Por isso a importância do pré-natal. Quando bem feito é possível identificar o problema intraútero e se preparar para o tratamento assim que o bebê nascer.
Algumas cardiopatias são tratadas apenas com medicação para controle dos sintomas e acompanhamento. Há também tratamentos com uso de cateter e as indicações de cirurgia. Na maioria dos casos, em algum momento o paciente precisará de cirurgia.

Bem Estar