Subscribe Us


 

Explosão em bairro de embaixadas no Afeganistão deixa mortos e feridos



Atentado com carro-bomba nesta quarta-feira (31) em Cabul, capital do Afeganistão, deixou dezenas de mortos e centenas de feridos em uma área de alta segurança, perto do Palácio Presidencial, de várias embaixadas e edifícios do governo, informou o Ministério afegão da Saúde.
O porta-voz do ministério da Saúde, Waheed Majroh, informou que o ataque matou ao menos 80 pessoas e deixou mais de 300 feridos. "Lamentavelmente o balanço subiu a 80 mortos e mais de 300 feridos, incluindo mulheres e crianças", disse Waheed Majroh.
O balanço pode ser ainda maior, pois os serviços de resgate ainda estão retirando corpos dos escombros.
Prédio da Embaixada da Alemanha em Cabul 
FOTO: MOHAMMAD ISMAIL / REUTERS




















O prédio da Embaixada da Alemanha em Cabul foi atingido e danificado. O edifício da Embaixada da França também foi afetado, segundo agências internacionais de notícias. Não há informações ainda sobre mortos e feridos nesses complexos. Os governos alemão e francês ainda não se pronunciaram sobre o atentado.
Wahidullah Majroh confirmou que a explosão aconteceu por volta das 8h25 (horário local, 0h55 de Brasília), no Distrito Policial 10, perto da Praça Zanbaq, na área diplomática da capital.
Mulher ferida em Cabul
FOTO: MOHAMMAD ISMAIL / REUTERS




















Após a explosão, uma densa coluna de fumaça se elevou sobre a região, em torno do qual havia vários corpos caídos.
A explosão foi tão violenta que abalou parte da cidade, quebrando vidraças e gerando pânico entre a população. Testemunhas relataram dezenas de carros destruídos.
Após o atentado, muitas pessoas tentavam desesperadamente entrar na área isolada para saber notícias de familiares e amigos, constatou a France Presse (AFP). "Graças a Deus, o pessoal da embaixada indiana está são e salvo após a enorme explosão em Cabul", tuitou a chefe da diplomacia indiana, Sushma Swaraj.
CAMINHÃO COM EXPLOSIVOS
O porta-voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, disse que as primeiras investigações apontam que o veículo, um pequeno caminhão do serviço de rede de esgoto, foi carregado de explosivos e detonado em uma região de bastante movimento de pessoas. "O alvo não está ainda claro, mas foi perto da Embaixada da Alemanha", afirmou o porta-voz da polícia, lembrando que o local está cercado e que as investigações continuam.
Cerca de 30 veículos que circulavam pelo local sofreram com o impacto da explosão.
Homens movem um homem ferido para um hospital
FOTO: MOHAMMAD ISMAIL / REUTERS




















Na semana passada, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, tinha pedido que todos os grupos insurgentes respeitassem a comemoração do mês sagrado e interrompessem suas ações armadas.
Até o momento, o ataque não foi reivindicado, mas a explosão ocorre logo após o anúncio da "ofensiva de primavera" dos talibãs. O grupo Estado Islâmico (EI) também comete atentados regulares contra Cabul.
No entanto, no último domingo (28), os talibãs realizaram um atentado, também com carro-bomba, em um ponto de ônibus em Khost, no sudeste do país, deixando 13 mortos e oito feridos, no primeiro dia do Ramadã.
O chefe do Pentágono, Jim Mattis, declarou recentemente que esperava "mais um ano difícil" para o Exército afegão e os soldados estrangeiros no Afeganistão.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, analisa o envio de mais militares ao Afeganistão para resolver o impasse. Os EUA têm 8.400 militares no território afegão, apoiados por 5 mil homens de países aliados da Otan. A principal missão deste contingente é treinar e aconselhar os soldados locais.

GazetaWeb.com