Subscribe Us


 

Mais de 270 mil fraldas geriátricas serão entregues aos municípios alagoanos


Sesau distribui 274 mil fraldas, totalizando 34.250 pacotes e contemplando os 101 municípios do interior do Estado

O aposentado Sebastião Francisco dos Santos, que reside em Marechal Deodoro, há 12 anos utiliza fraldas geriátricas, em decorrência das sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Para ajudar alagoanos como ele, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), distribui 274 mil fraldas, totalizando 34.250 pacotes e contemplando os 101 municípios do interior do Estado.

Uma ação que irá assegurar mais qualidade de vida para centenas de pacientes acamados, como ressalta a dona de casa Maria Joaquina da Conceição, esposa de Sebastião. Isso porque, segundo ela, o marido utiliza cerca de cinco fraldas por dia.

“Se não fosse a iniciativa do Governo de Alagoas, que entregou as fraldas geriátricas para as pessoas que precisam, nós não conseguiríamos pagar por toda essa quantidade. Cada pacote de fralda custa R$ 13 e precisamos de aproximadamente 10 por mês”, contou.
 
Caso tivessem que comprar todas as fraldas, a sobrevivência da família ficaria comprometida. “Na minha casa vivem quatro pessoas e, depois que Sebastião teve o AVC, tive que deixar o emprego para cuidar dele. Por isso, sobrevivemos com o salário que ele tinha quando trabalhava como gari, na Prefeitura de Marechal Deodoro”, relatou Maria Joaquina.

Parceria – O secretário de saúde de Marechal Deodoro, Aérton Lessa, ressaltou que a parceria entre a Sesau e as Secretarias Municipais de Saúde é de fundamental importância para garantir uma assistência mais ampla para a população.  “Com a ajuda do Estado no fornecimento de mais de 4 mil fraldas neste mês de maio, além dos medicamentos de alto custo e outros insumos, os gestores municipais poderão destinar os recursos que seriam gastos para estes fins, para os tratamentos de baixa complexidade e de prevenção, por exemplo, que são de responsabilidade dos municípios”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, o programa de fraldas irá atender 101 cidades do interior. “Temos procurado trabalhar próximo aos municípios, para prestar um melhor serviço ao povo alagoano. A distribuição de fraldas geriátricas era um pleito antigo do Cosems/AL (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas), já que algumas cidades não estavam conseguindo fazer a entrega. Agora, com a parceria mais fortalecida entre Sesau e os municípios, estamos garantindo mais dignidade aos pacientes acamados”, salientou o titular da Saúde estadual.

De acordo com a assessora do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf), Sybelle Lima, foi elaborado um cronograma para dispensação de fraldas aos municípios. “Os gestores das Secretarias Municipais de Saúde que ainda não receberam as fraldas, podem ir buscar seu quantitativo no prédio do Ceaf, localizado na Rua Goiás, no bairro Farol, em Maceió”, informou.

 Agência Alagoas